• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2012.tde-01112013-110046
Document
Author
Full name
Lucas Duarte Manhas Ferreira do Vales
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2012
Supervisor
Committee
Almeida, Sebastião de Sousa (President)
Bueno, Jose Lino Oliveira
Cammarota, Martin Pablo
Rocinholi, Luciene de Fátima
Schmidt, Andreia
Title in Portuguese
Efeitos de diferentes técnicas de desnutrição protéica precoce sobre os processos de aprendizagem e memória espacial em ratos ("Rattus norvegicus")
Keywords in Portuguese
aprendizagem
Desnutrição
memória
modelos aquáticos de aprendizagem.
Abstract in Portuguese
Inúmeros estudos têm demonstrado que a desnutrição protéica e/ou protéico-calórica, quando introduzida durante os estágios iniciais de desenvolvimento, produz diversas alterações neuroquímicas, neurofisiológicas e/ou funcionais no sistema nervoso central, além de comprometimentos físicos e atrasos no desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de quatro técnicas de desnutrição precoce sobre os processos de aprendizagem e memória espacial (operacional e de referência) em ratos adultos testados em duas tarefas de aprendizagem em dois modelos de labirintos aquáticos. Os animais foram agrupados em seis diferentes condições de acordo com o tratamento durante a fase de lactação: grupo controle (C1), ninhadas alimentadas com dieta normoproteica ad libtum; grupo desnutrido protéico (DP), ninhadas alimentadas com dieta hipoprotéica ad libtum; grupo desnutrido protéico-calórico (DPC), ninhadas alimentadas com dieta normoproteica, restrita a 50% da quantidade consumida por uma ninhada controle de mesma idade; grupo desnutrido de grandes ninhadas (DGN) ninhadas com um número de filhotes duas vezes maior que as demais, alimentadas com dieta normoproteica ad libtum; grupo desnutrido por separação temporária (DS) ninhadas separadas das mães por 12 horas diárias, alimentadas com dieta normoproteica ad libtum; grupo controle para a condição DS (C2), ninhadas alimentadas com dieta normoproteica ad libtum. As ninhadas dos grupos C, CS, DP, DPC e DS foram compostas por oito filhotes cada. As ninhadas CS foram separadas de suas mães e mantidas com outra rata fêmea adulta, não lactante, por 12 horas diárias. Após o desmame, todos os grupos foram alimentados com ração comercial para roedores. Todos os grupos desnutridos apresentaram prejuízos de aprendizagem e/ou memória na tarefa do labirinto aquático de Morris. Na tarefa do labirinto radial aquático, apenas ratos DP apresentaram diferenças de desempenho comparados aos ratos C, entretanto essas diferenças apareceram apenas em duas sessões iniciais e não foram persistentes. Os efeitos deletérios da desnutrição precoce sobre os processos de aprendizagem e memória, avaliados na idade adulta, foram sutis e específicos para cada técnica de desnutrição utilizada, em contraste aos acentuados déficits observados no desenvolvimento físico dos filhotes. Nossos resultados indicam que a desnutrição precoce foi capaz de ocasionar déficits de memória operacional e de referência na tarefa de aprendizagem espacial do labirinto de Morris, dependente, preponderantemente, de estratégias de mapeamento espacial para sua resolução, entretanto não foram observados os mesmos efeitos na tarefa espacial do labirinto radial aquático solucionável também por estratégias de guiamento e orientação egocêntricas.
Title in English
Effects of diferente early protein malnutrition techniques on learning and spatial memory processes in rats (Rattus norvegicus).
Keywords in English
learning
Malnutrition
memory
water maze tasks.
Abstract in English
Numerous studies have shown that protein and/or protein-calorie malnutrition, when introduced during the early stages of development, produces several neurochemical, neurophysiological and / or functional changes in central nervous system, in addition to physical impairments and delays in cognitive development. The effects of different early malnutrition techniques on learning and spatial memory processes in adult rats were evaluated in two water maze tasks. Animals were grouped into six different conditions according to treatment during lactation phase: control group (C1), litters fed a normal protein diet ad libitum; protein malnourished group (PM), litters fed a low protein diet ad libitum; protein-calorie malnourished group (PCM), litters fed with 50% of the amount of diet ingested by C; malnutrition-induced by an increase in the number of pups in the litters (LLM - twice the number of pups in C litters) fed a normal protein diet ad libitum; malnutrition induced by removal the pups from their dams half the day (RM), litters fed a normal protein diet ad libitum; control group for RM condition (C2), litters fed a normal protein diet ad libitum. C, CR, PM, PCM and RM litters were composed by eight pups each. RM litters were removed from their dams and kept 12 hours daily with a non-lactating female rat. After weaning, all groups were fed a lab chow. All malnourished groups showed learning and memory impairments in the Morris maze task. Nevertheless, only PM rats showed different performance in Radial-arm water maze. Compared to controls, PM rats had fewer working memory errors and spent less time to complete the second and fourth sessions, however no enduring differences between C and PM were observed along the sessions. Malnutrition insults on learning and memory in adulthood were tenuous and specific for each malnutrition technique, despite the pronounced physical damages. Our results suggest that early malnutrition leads to working and reference memory impairments in place-strategies dependent spatial task in the Morris maze but not in a spatial learning task in the Radial-arm water maze solvable by guidance and egocentric strategies either.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
LucasDMFVales.pdf (1.60 Mbytes)
Publishing Date
2013-11-04
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.