• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.58.2023.tde-23102023-170120
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Regalo, Simone Cecilio Hallak (Presidente)
Santos, Carla Moreto
Siessere, Selma
Sousa, Lucília Maria Abrahão e
Título em português
Curricularização de um curso técnico de nível médio em saúde bucal para uma comunidade indígena no Xingu - uma análise ambientacional
Palavras-chave em português
Povos originários
Técnico em saúde bucal
Xingu
Resumo em português
Com o intuito em promover saúde, especificamente quando associado à saúde bucal, as práticas de atenção, sejam elas curativas, preventivas ou de promoção, devem obedecer aos desafios impostos por diversos fatores que moldam, sobretudo, o aspecto social e comunitário de uma determinada cultura. A prática baseada em evidência compõe-se principalmente da adequação do diálogo e instrumentos à realidade da comunidade em que se propõem executar determinada clínica ou ação. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise ambientacional geográfica e cultural dos povos originários do Xingu com intenção em adaptar/adequar um modelo curricular de curso de técnico em saúde bucal para a comunidade local. Por se tratar de um estudo do tipo observacional descritivo com dados secundários, a coleta de dados baseou-se principalmente na observação crítica de pesquisas científicas já publicadas nas principais bases de dados, como PubMED, SciELO e LILACS, além de bases ofertadas pela literatura cinzenta, como a Constituição Federal, leis, documentos governamentais e parlamentares. Para a coleta de dados nas bases principais, os descritores "atenção à saúde", "odontologia", "odontologia baseada em evidência", "povos originários", "índios" e "Xingu" foram inseridos na pesquisa avançada com os operadores booleanos "and" e/ou "or". A seleção dos artigos foi do tipo qualitativa, integrando toda e qualquer literatura que discutisse sobre o assunto, sem limite temporal e de língua. Dessa forma, estudos metodológicos qualitativos e quantitativos foram inseridos para garantir máxima estafa sobre o tema proposto. Concluiu-se com essa pesquisa que, tanto quanto possível, a adaptação/adequação do currículo de um curso técnico de saúde bucal se faz necessária, visto as especificidades locais e a inevitabilidade em preservar os conceitos da odontologia baseada em evidência, fortalecendo os aspectos culturais, geográficos e de preferências do coletivo, tornando exequível a captação de recursos humanos e a possibilidade em definir um modelo de saúde de promoção, preventivo e curativo o mais perto do ideal para a comunidade dos povos originários do Xingu.
Título em inglês
Curricularization of a medium level technical course in oral health for an indigenous community in Xingu - an environmental analysis
Palavras-chave em inglês
Indigenous peoples
Oral health technician
Xingu
Resumo em inglês
With the aim of promoting health, specifically when associated with oral health, care practices, whether curative, preventive or promotional, must meet the challenges imposed by various factors that shape, above all, the social and community aspect of a given culture. Evidence-based practice consists mainly of adapting dialogue and instruments to the reality of the community in which it is proposed to carry out a certain clinic or action. This work aimed to carry out a geographic and cultural environmental analysis of the native peoples of the Xingu with the intention of adapting/adapting a curricular model of an oral health technician course for the local community. As this is a descriptive observational study with secondary data, data collection was based mainly on the critical observation of scientific research already published in the main databases, such as PubMED, SciELO and LILACS, in addition to databases offered by the gray literature, such as the Federal Constitution, laws, government and parliamentary documents. For data collection in the main databases, the descriptors "health care", "dentistry", "evidence-based dentistry", "original peoples", "indians" and "Xingu" were inserted in the advanced search with the Boolean operators "and" and/or "or". The selection of articles was of the qualitative type, integrating any and all literature that discussed the subject, without time or language limits. Thus, qualitative and quantitative methodological studies were inserted to ensure maximum stress on the proposed theme. It was concluded from this research that, as much as possible, the adaptation/adaptation of the curriculum of a technical course in oral health is necessary, given the local specificities and the inevitability of preserving the concepts of evidence-based dentistry, strengthening the cultural aspects , geographic and collective preferences, making it feasible to attract human resources and the possibility of defining a model of health promotion, prevention and care that is closer to the ideal for the community of peoples originating from the Xingu.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.