• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2021.tde-27092021-104501
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Ianishi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Suzuki, Adriano Kamimura (Presidente)
Conceição, Katiane Silva
Guzmán, Jorge Luis Bazán
Saraiva, Erlandson Ferreira
Título en portugués
Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
Palabras clave en portugués
Análise de agrupamento
Educação remota
Ensino na pandemia de Covid-19
Ensino público
Vulnerabilidade
Resumen en portugués
No contexto da pandemia de Covid-19, a educação, desde a básica até a superior, precisou introduzir aulas por meios virtuais. Parte dos estudantes, principalmente no setor público, não tinham acesso a equipamentos eletrônicos e/ou internet. Portanto, entender quais são os alunos que possuem esse tipo de vulnerabilidade foi fundamental para que as escolas pudessem emprestar equipamentos ou até direcionar recursos que empresas privadas ofereceram. Além disso, existe uma preocupação do setor educacional com o estado psicológico abalado que o isolamento social e mesmo o contágio de familiares e amigos provocou nos estudantes. Este trabalho se trata de um estudo de caso e tem como objetivo utilizar técnicas de agrupamento para identificar estudantes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade, durante o ínicio da pandemia, para que uma escola municipal da cidade de São Paulo pudesse atuar de acordo com a vulnerabilidade detectada. O método de agrupamento foi replicado várias vezes, de maneira a calcular probabilidades empíricas dos estudantes pertencerem a grupos vulneráveis para que a escola, em questão, pudesse priorizar o atendimento a esses estudantes e suas famílias.
Título en inglés
Vulnerability detection of elementary school students during the Covid-19 pandemic using clustering techniques
Palabras clave en inglés
Cluster analysis
Public education
Remote education
Teaching in the Covid-19 pandemic
Vulnerability
Resumen en inglés
In the context of the Covid-19 pandemic, education, from basic to higher, had to introduce classes through virtual means. Part of the students, mainly in the public sector, did not have access to electronic equipment and/or the internet. Therefore, understanding which students have this type of vulnerability was essential for schools to be able to lend equipment or even direct resources that private companies offered. In addition, there is a concern in the education sector with the psychological state that social isolation and even the contagion of family and friends provoked in students. This work is a case study and aims to use clustering techniques to identify students who presented some type of vulnerability during the beginning of the pandemic, so that a municipal school in the city of São Paulo could act in accordance with the vulnerability detected. The clustering method was replicated several times, in order to calculate empirical probabilities of students belonging to vulnerable groups so that the school in question could prioritize assistance to these students and their families.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-09-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.