• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-06082020-101832
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Fernando da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Louzada Neto, Francisco (Presidente)
Ramos, Pedro Luiz
Souza, Anderson Luiz Ara
Suzuki, Adriano Kamimura
Título em português
Seleção da localização de armazéns frigorificados para operações de distribuição através do agrupamento das distâncias dirigidas
Palavras-chave em português
Desenho da rede da cadeia de suprimentos
Distância dirigida
Localização de instalações
Segmentação do mercado
Resumo em português
A localização de instalações é considerada por muitos pesquisadores e profissionais uma decisão estratégica importante dentro do desenho da rede da cadeia de suprimentos. Os problemas de localização de instalações são caracterizados a partir de um espaço onde a distância é definida, localizando um conjunto de novos pontos em número fixo ou variável com o intuito de minimizar o custo de satisfazer as demandas dadas com relação a algum conjunto de restrições. Esse trabalho apresenta o uso da distância dirigida para a seleção de localizações e o cálculo da demanda de produtos com temperatura controlada para todo o território brasileiro. Essa análise é baseada no uso do algoritmo k-médias para o agrupamento e posterior sugestão da melhor localização, respeitando os requisitos de distância e consumo. Como prova do conceito, são apresentados o ambiente computacional, o código fonte em R, o cálculo da demanda em escala municipal, a relação existente entre a segmentação do mercado e o número de agrupamentos. Acreditamos que o método apresentado nessa dissertação possa ser aplicado para melhorar o gerenciamento das decisões da cadeia de suprimentos e ajudar as empresas a avaliar mais rapidamente as localizações das instalações.
Título em inglês
Frozen facilities location for distribuition operations based on driving distance clustering
Palavras-chave em inglês
Driving
Facility location
Market segmentation
Supply chain network design
Resumo em inglês
Facilities location is considered by many researchers and professionals to be an important strategic decision within the design of the supply chain network. Location problems are characterized from a space which the distance is defined, locating a set of new points in a fixed or variable number in order to minimize the cost of satisfying the demands given with respect to some set of constraints. This dissertation presents the use of the driving distance for selection of locations based on calculated demand for products with controlled temperature into Brazilian territory. This analysis is based on k-means algorithm for grouping and suggestion of the best location, respecting the distance and consumption requirements. As proof of the concept, the computational environment, the source code in R, the calculation of demand on a municipal scale, the relationship between market segmentation and the number of clusters are presented. We believe that the method presented in this dissertation can be applied to improve the management of supply chain decisions and help companies to access facility locations more quickly.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-08-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.