• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-31082020-182242
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Henrique Sai
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Claudia Inés (Presidente)
Biscaro, Helton Hideraldo
Teles, Renato de Sa
Valério, Barbara Corominas
Título em português
Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
Palavras-chave em português
Ensino
Expressões algébricas
Genética
Modelagem
Probabilidade
Resumo em português
Este trabalho pretende elucidar as relações entre as abordagens dadas à introdução e ao estudo de expressões algébricas e o ensino-aprendizagem de genética e outros conceitos biológicos tratados no Ensino Médio. Através dos processos de elaboração e construção de modelos matemáticos da realidade/situação observada foi elaborada uma oficina dirigida de acordo com temas préselecionados, como determinação do sexo biológico de indivíduos, variação de características ao longo de gerações, leis mendelianas e interação gênica, entre outros. Os estudantes que participaram da mesma puderam entender como se dão os processos que compõem a criação de modelos, como a estruturação, elaboração de hipóteses e validação de resultados obtidos a partir da análise dos dados apresentados a cerca de um determinado fenômeno biológico, além de observarem a manipulação de expressões e a apresentação de proposições algébricas sob um caráter interdisciplinar.
Título em inglês
Algebraic expressions and genetics: an exchange of glances
Palavras-chave em inglês
Algebraic expressions
Genetics
Modeling
Probability
Teaching
Resumo em inglês
This work aims to elucidate the relationships between the approaches given to the introduction and study of algebraic expressions and the teaching-learning of genetics and other biological concepts treated in high school. Through the processes of elaboration and construction of mathematical models of the observed reality / situation, a workshop was developed according to pre-selected themes, such as determining the biological sex of individuals, variation of characteristics over generations, Mendelian laws and gene interaction, among others. The students who participated in it were able to understand how the processes that make up the creation of models occur, such as structuring, hypothesis elaboration and validation of results obtained from the analysis of the data presented about a certain biological phenomenon, in addition to observing the manipulation of expressions and the presentation of algebraic propositions under an interdisciplinary character.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.