• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2016.tde-31082016-135818
Document
Auteur
Nom complet
Barbara Leister Rinaldi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2016
Directeur
Jury
Biscaro, Helton Hideraldo (Président)
Artioli, Vanessa Rolnik
Santos, Edivaldo Lopes dos
Titre en portugais
Investigação do uso de software de geometria dinâmica no ensino de geometria para o ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Ensino fundamental
Geogebra
Geometria dinâmica
Resumé en portugais
A utilização do computador nas aulas de Matemática contribui para que o educando perceba esta disciplina de forma mais abrangente, permitindo novas estratégias de abordagem a variados problemas. Pensando nisso, o objetivo foi analisar o impacto que trabalhar geometria com software de geometria dinâmica tem nas aulas regulares do ensino fundamental. Para tal, esta pesquisa iniciou-se com uma análise de quais são os programas de geometria dinâmica utilizados nas pesquisas científicas com aplicação parafins educacionais nas aulas de geometria de alunos do ensino fundamental. Foram considerados apenas trabalhos voltados para alunos do ensino fundamental, que abrangem algum tópico de geometria usando programa de geometria dinâmica. Em virtude da predominância da utilização do software GeoGebra, o mesmo adotado neste trabalho. Caracterizaram-se então, o campo e os sujeitos da pesquisa e escreveram-se as etapas da aplicação de dez atividades, usando o software GeoGebra, nas quais foram aplicadas ao longo do ano de 2014 e ilustradas com as respostas corretas e incorretas dos próprios educandos. Aplicou-se uma mesma atividade para dois grupos: um grupo de tratamento, o qual trabalhou com o software e um grupo de controle, o qual não trabalhou com o software, para se testar a hipótese. A atividade selecionada para esta aplicação foi a construção de um triângulo equilátero, no qual o grupo de controle utilizou-se de régua e compasso. Concluiu-se que os educandos do grupo de tratamento tiveram um melhor aproveitamento do que o grupo de controle. A escolha destas atividades foi baseada na importância do ensino da matemática e, em particular, da geometria para o ensino fundamental e em como despertar o interesse dos alunos pela geometria.
Titre en anglais
Analysis of the use of dynamic geometry software in the teach of geometry to elementar school
Mots-clés en anglais
Dynamic geometry
Elementary school
GeoGebra
Resumé en anglais
The use of computer on Math classes helps the student's perception of the subject in a widely way allowing development of new approach strategies in different kinds of issues. With that in mind the purpose of this dissertation was to analyze the impact of learning geometry in regular classes of elementar school with dynamic geometry software. To do so this research began with na analysis of which dynamic geometry softwares are being utilized in scientific studies driven by students in elementar school classes. Only geometry studies with elementar school students using dynamic geometry software were considered be cause of it predominancy the GeoGebra software was adopted in this dissertation. It was chosen thenfield and subjects to be analyzed and the conceptualization often stages using the GeoGebra software which were described during 2014 classes illustrated by correct and wrong answers given by the students themelves. To test the hypothesis the students were divided in two diferente groups: the treatment group which used the dynamic geometry software and the control group which have not used the dynamic geometry software. The selected test was to draw a equilateral triangle, with the treatment group using GeoGebra software and the control group using a compass and ruler. This application confirmed that students from the treatment group had better results than students from the control group by presenting both groups images of diferente kinds of triangles and asking them to identify the equilateral ones. The choice of this activities was based on the importance of teaching Math, in particular Geometry to ELEMENTARY SCHOOL students and how to develop their interest on the subject.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.