• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-29102018-111519
Documento
Autor
Nombre completo
Edson Ferreira Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2018
Director
Tribunal
Vargas, Rosana Retsos Signorelli (Presidente)
Bonotto, Everaldo de Mello
Carbone, Vera Lucia
Guridi, Verónica Marcela
Título en portugués
Elaboração de itens para avaliações em larga escala
Palabras clave en portugués
Avaliação
Educação básica
Item
Larga escala
Resumen en portugués
Este trabalho visa auxiliar professores e profissionais da Educação Básica para a elaboração de itens nas avaliações em larga escala. A princípio, é realizado um breve histórico sobre a situação da Educação Básica no país, em meados dos anos 80. Em seguida, são reveladas algumas das medidas planejadas pelos órgãos educacionais na busca por melhorias no cenário educacional brasileiro como, por exemplo, a reestruturação das avaliações em larga escala existentes na década de 90 e a criação de novos exames. O capítulo seguinte apresenta os documentos que são consultados durante este processo de construção dessas avaliações (matrizes curriculares e de referência) com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo fato de ser a avaliação em larga escala de maior abrangência, em nível federal, desde 2009. Os capítulos seguintes revelam a importância do item nas avaliações em larga escala e apresentam alguns modelos elaborados, com base na Matriz de Referência do ENEM.
Título en inglés
Elaboration of items for large scale evaluations
Palabras clave en inglés
Basic education
Evaluation
Item
Large scale
Resumen en inglés
This work aims to help teachers and professionals of Basic Education to elaborate items in the large scale evaluations. At the outset, a brief history of the situation of Basic Education in the country in the mid-1980s is made. Then, some of the measures planned by the educational agencies are revealed in the search for improvements in the Brazilian educational scenario, such as the restructuring of the large-scale assessments in the 1990s and the creation of new examinations. The following chapter presents the documents that are consulted during this process of construction of these evaluations (curricular and reference matrices) with emphasis on the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), because it is the large scale federal, since 2009. The following chapters reveal the importance of the item in the large-scale evaluations and present some elaborate models, based on the ENEM Reference Matrix.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-10-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.