• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2016.tde-24112016-202747
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Ferreira Aureliano Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Vargas, Rosana Retsos Signorelli (Presidente)
Carbone, Vera Lucia
Mendes, Carlos Molina
Título em português
Desenvolvimento atípico: acesso à educação de qualidade
Palavras-chave em português
Desenvolvimento atípico
Ensino de funções
Ensino de matemática
Projetos
Resumo em português
Neste trabalho apresentamos o conceito de desenvolvimento atípico; um texto de referência para o ensino de funções voltado para o 9ª ano, dois modelos didáticos de avaliação formativa, levando em consideração a diversidade do educando e uma palestra motivacional e instrutiva sobre educação inclusiva. Atualmente o ensino da Matemática está voltado para uma apresentação estritamente formal, sem levar em consideração o desenvolvimento do aluno no processo de ensino aprendizagem, quantizando o aprendizado segundo padrões. Nosso objetivo é promover uma aprendizagem significativa pelo aluno, abandonando o uso de fórmulas decoradas, prezando o raciocínio lógico e analisar se o uso de estratégias diferenciadas como: jogos, listas personalizadas, laboratório de matemática são capazes de motivar o aluno, em especial os casos de desenvolvimento atípico, a desejar ser parte da turma e trabalhar em função do seu progresso.
Título em inglês
Atypical development, access to quality education
Palavras-chave em inglês
Atypical development projects
Teaching functions
Teaching mathematics
Resumo em inglês
In this work we present the concept of atypical development; a reference text for teaching towards facing the 9th grade, two educational models of formative assessment, taking into consideration the student's diversity and motivational and instructive lecture on inclusive education. Currently teaching mathematics is aimed at a strict presentation, regardless of the student's development in the teaching and learning process, quantizing the standard learning. Our goal is to promote meaningful learning by the student, abandoning the use of decorated formulas, valuing logical reasoning and examine whether the use of different strategies as games, custom lists, math lab are able to motivate the student with special cases of atypical development, to wish to be part of the class and work according to their progress.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.