• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-23072020-153437
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Zuffi, Edna Maura (Presidente)
Bellotti, Adriana do Carmo
Nunes, Wagner Vieira Leite
Sampaio, Joao Carlos Vieira
Título em português
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica
Palavras-chave em português
Ensino
Função
Geogebra
História da matemática
Resumo em português
O presente trabalho consiste no estudo do desenvolvimento histórico da ideia de função desde a Antiguidade até a forma como é utilizada atualmente no meio científico e matemático. Este levantamento visa a formação do professor de Matemática que, por algum motivo ou outro, não teve ou tem acesso a essas informações em sua graduação. A partir deste estudo e da análise de documentos oficiais sobre o tratamento do tema, elaborou-se uma sequência didática para aproveitamento em aulas de matemática da 1ª série do Ensino Médio. A proposta busca trabalhar o tema função numa abordagem diferenciada da tradicional, posicionando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Utilizou-se, ainda, o software Geogebra como ferramenta de apoio. Como resultado, embora não tenha sido aplicada a referida proposta em sala de aula, os estudos para o seu planejamento foram importantes para a formação continuada deste professor e, aqui compartilhados, poderão orientar a formação de outros, para uma prática docente mais motivadora nesse ciclo de ensino.
Título em inglês
History of the mathematical concept of function and its teaching in High School
Palavras-chave em inglês
Function
Geogebra
History of mathematics
Teaching
Resumo em inglês
The present work consists of studying the historical development of the idea of function from antiquity to the way it is currently used in scientific and mathematical circles. This survey aims at training the mathematics teacher who, for some reason or another, did not have or has access to this information in his graduation. From this study and the analysis of official documents on the treatment of the theme, a didactic sequence was elaborated for use in mathematics classes of the 1st grade of High School. The proposal seeks to work on the function theme in a differentiated approach from the traditional one, placing the student as the protagonist of his learning. The Geogebra software was also used as a support tool. As a result, although the proposal was not applied in any classroom, the studies for its planning were important for the continued education of this teacher. Shared here, those studies may guide the training of others, for a more motivating teaching practice in this cycle of education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.