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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-21092020-170142
Documento
Autor
Nome completo
Fernando da Espiritu Santo Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Melo, Mariana Pereira de (Presidente)
Godoi, Luciana Graziela de
Peixoto, Claudia Monteiro
Zapata, Juan Fernando Zapata
Título em português
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem
Palavras-chave em português
Amostragem
Enem
Linguagem R
Microdados
TRI
Resumo em português
O presente estudo visa corroborar a disseminação dos conhecimentos acerca da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em avaliações educacionais, em especial, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao buscar verificar os impactos do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens com base nos microdados do Enem de 2018. Para atingir tal objetivo, esse trabalho buscou conceituar o significado de avaliação educacional, tangenciou a metodologia numérica tradicional de quantificação dos resultados em testes (TCT Teoria Clássica dos Testes) e revisitou os embasamentos matemáticos e estatísticos da TRI. Com base em uma análise de documentos, buscou-se reconstruir o modo de aplicação da TRI pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas aplicações do Enem. Além da apresentação e discussão dos resultados, o presente estudo disponibiliza integralmente o código desenvolvido, em linguagem R, para a construção de um painel web que permite a estimação de parâmetros dos itens e proficiência dos indivíduos pela TRI no modelo logístico de três parâmetros (ML3).
Título em inglês
Item response theory: sample size influence on the estimation of item parameters using Enem microdata
Palavras-chave em inglês
Enem
IRT
Microdata
R language
Sampling
Resumo em inglês
The present study aims to corroborate the dissemination of knowledge about the Item Response Theory (IRT) in educational assessments, especially in the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), by seeking to verify the impacts of the sample size in the estimation of the parameters of the items based on the 2018 Enem microdata. To achieve this goal, this work sought to conceptualize the meaning of educational assessment, superficially passed on the traditional numerical methodology for quantifying test results (CTT - Classical Test Theory) and revisited the mathematical and statistical bases of IRT. Based on an analysis of documents, an attempt was made to reconstruct the way in which the IRT is applied by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) in Enem applications. In addition to the presentation and discussion of the results, the present study fully provides the code developed, in R language, for the construction of a web panel that allows the estimation of itens parameters and individuals proficiencies by TRI in the three-parameter logistic model (ML3).
 
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Data de Publicação
2020-09-21
 
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