• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2016.tde-18112016-191415
Documento
Autor
Nome completo
Jose Alves de Amorim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Lima, Karla Roberta Pereira Sampaio (Presidente)
Biscaro, Helton Hideraldo
Sampaio, Joao Carlos Vieira
Título em português
A geometria plana no ensino fundamental: estudo prático sobre o teodolito
Palavras-chave em português
Geometria; Teodolito; Ângulo; Matemática; Atividades experimentais
Resumo em português
Este trabalho teve como finalidade o estudo prático de construção de figuras geométricas utilizando instrumentos disponíveis na própria escola. A situação problema apresentada buscou verificar como pode ser possível determinar a medida de regiões inacessíveis através de cálculos e relações geométricas. Para alcançar o objetivo proposto, ou seja, a utilização prática deste instrumento de medida foi realizada a construção de um Teodolito caseiro, com materiais de baixo custo e que estavam à disposição na própria escola. Por fim, as medidas e os cálculos realizados pelos alunos foram discutidos em sala de aula, analisando possíveis dificuldades e conhecimento adquiridos durante o processo de ensino aprendizagem.
Título em inglês
The plane geometry in elementary school: pratical study of the theodolite
Palavras-chave em inglês
Geometry; Theodolite; Angle; Mathematics; Experimental activities
Resumo em inglês
This work aimed to study the practical construction of geometric figures using tools available at the school. The problem situation presented aims to evaluate how it can be possible to determine the extent of inaccessible areas by calculation and geometric relationships. To achieve the proposed objective, the practical use of this measuring instrument, building a Theodolite "homemade" was held, with low-cost materials that were available at the school. Finally, the measurements and calculations performed by the students were discussed in class, analyzing possible difficulties and knowledge acquired during the teaching-learning process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.