• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2022.tde-17012023-152348
Document
Auteur
Nom complet
Marineusa Aparecida Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2022
Directeur
Jury
Cobre, Juliana (Président)
Andretta, Marina
Biscaro, Helton Hideraldo
Lopes, Danilo Lourenço
Titre en portugais
Contribuição ao estudo do Software R como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de Estatística Descritiva no Ensino Médio
Mots-clés en portugais
Competências
Ensino Médio
Estatística
Software R
Resumé en portugais
O desenvolvimento das competências estatísticas nas escolas inseridas na sociedade contemporânea requer dos seus participantes a consciência plena da importância deste tema para o cidadão de hoje. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições potenciais do uso do software R no desenvolvimento das competências estatísticas propostas para o Ensino Médio. Para isso, foi realizado um estudo de caso com as técnicas de observação participante e aplicação de questionário, junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, utilizando-se de análise de dados qualitativa. Os resultados deste trabalho indicaram que as atividades propostas nesta dissertação podem direcionar futuros pesquisadores interessados em desenvolver atividades específicas com o software R para a educação básica, pois através da observação participante, com base nos conteúdos propostos, notamos indícios de desenvolvimento de competências estatísticas, além de indícios de apropriação da linguagem de programação. Assim, espera-se com essa pesquisa, contribuir para a melhoria do ensino público, refletindo sobre o processo do desenvolvimento das competências estatísticas, levantando as potencialidades do uso do software R junto ao Ensino Médio.
Titre en anglais
Contribution to the study of Software R as a didactic-pedagogical tool for the development of Descriptive Statistics in High School
Mots-clés en anglais
High School
R Software
Skills
Statistics
Resumé en anglais
The development of statistical skills in schools within contemporary society requires that its participants be fully aware of the importance of this topic for the citizen of today. Thus, the research aimed to analyze the potential contributions of the use of R software in the development of statistical competences proposed for the high school. For this, a case study was carried out with the techniques of participant observation and application of a questionnaire, with high school students from a state public school, using qualitative data analysis. The results of this work indicated that the activities proposed in this dissertation can direct future researchers interested in developing specific activities with the R software for basic education, because through participant observation, based on the proposed contents, we noticed signs of development of statistical skills, in addition to signs of appropriation of the programming language. Thus, it is expected with this research, to contribute to the improvement of public education, reflecting on the process of developing statistical skills, raising the potential of the use of R software in high school
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.