• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2022.tde-17012023-152348
Documento
Autor
Nombre completo
Marineusa Aparecida Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Cobre, Juliana (Presidente)
Andretta, Marina
Biscaro, Helton Hideraldo
Lopes, Danilo Lourenço
Título en portugués
Contribuição ao estudo do Software R como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de Estatística Descritiva no Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Competências
Ensino Médio
Estatística
Software R
Resumen en portugués
O desenvolvimento das competências estatísticas nas escolas inseridas na sociedade contemporânea requer dos seus participantes a consciência plena da importância deste tema para o cidadão de hoje. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições potenciais do uso do software R no desenvolvimento das competências estatísticas propostas para o Ensino Médio. Para isso, foi realizado um estudo de caso com as técnicas de observação participante e aplicação de questionário, junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, utilizando-se de análise de dados qualitativa. Os resultados deste trabalho indicaram que as atividades propostas nesta dissertação podem direcionar futuros pesquisadores interessados em desenvolver atividades específicas com o software R para a educação básica, pois através da observação participante, com base nos conteúdos propostos, notamos indícios de desenvolvimento de competências estatísticas, além de indícios de apropriação da linguagem de programação. Assim, espera-se com essa pesquisa, contribuir para a melhoria do ensino público, refletindo sobre o processo do desenvolvimento das competências estatísticas, levantando as potencialidades do uso do software R junto ao Ensino Médio.
Título en inglés
Contribution to the study of Software R as a didactic-pedagogical tool for the development of Descriptive Statistics in High School
Palabras clave en inglés
High School
R Software
Skills
Statistics
Resumen en inglés
The development of statistical skills in schools within contemporary society requires that its participants be fully aware of the importance of this topic for the citizen of today. Thus, the research aimed to analyze the potential contributions of the use of R software in the development of statistical competences proposed for the high school. For this, a case study was carried out with the techniques of participant observation and application of a questionnaire, with high school students from a state public school, using qualitative data analysis. The results of this work indicated that the activities proposed in this dissertation can direct future researchers interested in developing specific activities with the R software for basic education, because through participant observation, based on the proposed contents, we noticed signs of development of statistical skills, in addition to signs of appropriation of the programming language. Thus, it is expected with this research, to contribute to the improvement of public education, reflecting on the process of developing statistical skills, raising the potential of the use of R software in high school
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.