• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-15092023-143251
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas de Sousa Rebouças
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Vargas, Rosana Retsos Signorelli (Presidente)
Chaparin, Rogerio Osvaldo
Teles, Renato de Sa
Zapata, Juan Fernando Zapata
Título en portugués
Uso do jogo Yahtzee nas aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Palabras clave en portugués
Análise combinatória
Aprendizagem baseada em jogos
Probabilidade
Resolução de problemas
Yahtzee
Resumen en portugués
Este estudo teve como objetivo geral discutir a importância do uso de jogos no ensino de Matemática e como objetivos específicos: 1) Entender quais habilidades são desenvolvidas a partir do uso de jogos; 2) Compreender como a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas pode ser aplicada no contexto de um jogo e 3) Fornecer aos professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental ferramentas didáticas para o ensino de Probabilidade através do jogo Yahtzee. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema, buscando evidenciar a relevância da utilização de jogos e resolução de situações-problema no ensino da matemática e a partir disso, foi proposta uma atividade com base no jogo Yahtzee, com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem de análise combinatória e probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Com base na discussão realizada e na experiência inicial de aplicação da atividade foi possível observar o papel socializador do jogo, na medida em que promove discussões que estimulam o letramento matemático. Além disso, o aprendizado das regras do jogo favoreceu o desenvolvimento da capacidade de organização e estimulou a criatividade para resolução de problemas. Também foi possível notar que o jogo escolhido favoreceu a mobilização de conhecimentos matemáticos relativos ao cálculo mental e ao tratamento de dados e também discussões iniciais acerca do cálculo de probabilidades.
Título en inglés
Using Yahtzee in Math classes on elementary school
Palabras clave en inglés
Combinatorial analysis
Game-based learning
Probability
Problem solving
Yahtzee
Resumen en inglés
The main objective of the present work is to discuss the importance of using games in math classes. The particular goals are: 1) Understand what skills are developed by using games; 2) Comprehend how the methodology of Problem Solving can be used associated with a game in math classes and 3) Provide for math teachers of elementary school resources to teach probability and combinatorial analysis using a dice game called Yahtzee. A theoretical study was done trying to show how relevant is using games and problem solving in math classes and from that an activity to teach probability and combinatorial analysis using Yahtzee was suggested. Based on this discussion and the initial experience of application of the activity it was possible to understand about the socializing role of the games because they stimulate mathematical literacy and the games rules learning encouraged the development of the ability to organize and stimulate the creativity of problem solving. As well, we could realize that the chosen game promoted the mobilization of mathematical knowledge, such as mental calculation, data processing and initial discussions about the calculation of probabilities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.