• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-14092023-161934
Documento
Autor
Nome completo
Sula Regina Borsato Perusso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Regilene Delazari dos Santos (Presidente)
Dias, Ires
Mereu, Ana Cristina de Oliveira
Oliveira, Renata Zotin Gomes de
Título em português
A Geometria no Ensino Fundamental II: a aprendizagem a partir de construções com régua e compasso
Palavras-chave em português
Construções com régua e compasso
Ensino da geometria plana
Geometria no ensino fundamental II
Resumo em português
Esta dissertação fez uma análise histórica do ensino da geometria no país, desde questões ligadas à legislação até o conhecimento ou formação recebida pelos docentes que a ministram nos dias atuais. O objetivo principal foi entender como o ensino das construções geométricas está inserido ou não nas práticas de sala de aula, em especial na região de Porto Ferreira (Estado de São Paulo) e se esta competência está sendo ou não explorada no campo geométrico-matemático.
Título em inglês
Geometry in the middle school: learning geometry through constructions with ruler and compass.
Palavras-chave em inglês
Construction with ruler and compass
Geometry in the middle school
Geometrys learning
Resumo em inglês
This dissertation conducted a historical analysis of geometry education in the country, covering topics ranging from legislation to the knowledge and training received by teachers who currently teach it. The main objective was to understand how the teaching of geometric constructions is incorporated, or not, into classroom practices, particularly in the region of Porto Ferreira (São Paulo State), and whether this competence is being explored or not in the field of geometry and mathematics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.