• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2024.tde-14052024-090518
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Eduardo Simão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2024
Directeur
Jury
Silva, Michela Tuchapesk da (Président)
Barros, Denner Dias
Bovo, Audria Alessandra
Forner, Régis
Titre en portugais
Discussões Acerca do Uso da Modelagem Matemática como Recurso Didático em Sala de Aula
Mots-clés en portugais
Educação básica
Educação matemática
Modelagem matemática
Resumé en portugais
O presente trabalho visa discutir possibilidades do uso da Modelagem Matemática como recurso em sala de aula de matemática, para isso discute uma atividade norteada por ideias e teorias de Modelagem desenvolvidas com alunos do Ensino Médio. Este trabalho é composto por quatro capítulos, o primeiro apresenta uma breve introdução sobre minha trajetória e motivação para esse trabalho, o segundo aborda sobre aproximações teóricas acerca das teorias de Modelagem, o terceiro traz os percursos metodológicos e o quarto apresenta os relatos sobe o desenvolvimento das atividades de Modelagem, bem como sobre os resultados obtidos. O trabalho ocorreu durante a Pandemia da COVID-19, assim, praticamente todo o desenvolvimento foi realizado de forma remota através de onze encontros on-line, pelo Google Meet. Nesses encontros houveram discussões para a escolha do assunto a ser estudado, foram realizadas atividades teóricas e práticas acerca do assunto escolhido, no caso, o aumento de desemprego Brasil em certo período da pandemia, cujas repostas e resultados os estudantes me enviavam pelo Whatsapp. O objetivo das atividades era que os estudantes fossem capazes de usar conceitos de Modelagem para analisar as informações, discutir possibilidades e verificar se esse aumento de desemprego tinha realmente uma relação direta com a pandemia.
Titre en anglais
Discussions about the Use of Mathematical Modeling as a Teaching Resource in the Classroom.
Mots-clés en anglais
Basic education
Mathematical modeling
Mathematics education
Resumé en anglais
This paper aims to discuss the possibilities of using mathematical modeling as a resource in the mathematics classroom. To this end, it discusses an activity guided by modeling ideas and theories developed with high school students. This work consists of four chapters: the first presents a brief introduction about my background and motivation for this work, the second discusses theoretical approaches to modeling theories, the third presents the methodological paths and the fourth presents reports on the development of modeling activities, as well as the results obtained. The work took place during the COVID-19 pandemic, so practically all the development was carried out remotely through eleven online meetings via Google Meet. In these meetings, there were discussions to choose the subject to be studied, theoretical and practical activities were carried out on the chosen subject, in this case, the increase in unemployment in Brazil during a certain period of the pandemic, whose answers and results the students sent me via Whatsapp. The aim of the activities was for the students to be able to use modeling concepts to analyze the information, discuss possibilities and check whether this increase in unemployment was really directly related to the pandemic.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.