• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2022.tde-12062023-090003
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius Barbosa Calixto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Dominguez, Hamilton Piva (Presidente)
Imafuku, Roberto Seidi
Siqueira, Rogério Monteiro de
Souza Filho, Antonio Calixto de
Título en portugués
Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração em Platão
Palabras clave en portugués
Abstração
Ensino de matemática
Ensino- aprendizagem
Geometria
Platão
Resumen en portugués
Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica que consiste em uma sequência didática cujo objetivo principal é fomentar o desenvolvimento do raciocínio abstrato em aulas de geometria, percorrendo os seis níveis de abstração estabelecidos por Carson e Rowlands, em um currículo de ensino de matemática especificamente projetado para tal fim. O modelo construído por esses autores alicerça-se no papel fulcral desempenhado pela abstração matemática no processo ascético da alma concebido por Platão. Em tal processo, o filósofo apresenta uma estrutura hierárquica em termos epistemológicos e ontológicos, segundo a qual estabelecem-se diferentes graus de pensamento e distintos objetos sobre os quais a mente humana se debruça. Dentre estes, encontra-se o pensamento matemático. Assim, para compreender no que consistem a abstração e o lugar de destaque ocupado pela matemática na teoria platônica, faz-se uma discussão sobre a natureza tanto dos entes matemáticos quanto dos objetos dos quais o matemático se utiliza em seus raciocínios. Para tanto, apresentam-se, também, as características essenciais da cultura grega, em particular suas concepções de educação (paideía), a partir das quais Platão constrói sua argumentação a respeito da matemática, em seus diálogos (em especial, em A República).
Título en inglés
A pedagogical intervention proposal for teaching geometry based on the abstraction issue in Plato
Palabras clave en inglés
Abstraction
Geometry
Plato
Teaching of mathematics
Teaching-learning
Resumen en inglés
This paper proposes a pedagogical intervention consisting of a didactic sequence whose main objective is to foster the development of abstract reasoning in geometry classes, through the six levels of abstraction established by Carson and Rowlands, in a mathematics teaching curriculum specifically designed for this purpose. The model constructed by these authors is based on the central role played by mathematical abstraction in the ascetic process of the soul conceived by Plato. In this process, the philosopher presents a hierarchical structure in epistemological and ontological terms, according to which different degrees of thinking are established and different objects on which the human mind focuses. Among these is mathematical thinking. Thus, in order to understand what abstraction and the prominent place mathematics occupy in Platonic theory consist of, a discussion is held about the nature of both mathematical beings and objects that the mathematician uses in his reasoning. For this purpose, the essential characteristics of Greek culture are also presented, in particular its conceptions of education (paideía), from which Plato builds his argumentation about mathematics in his dialogues (especially in The Republic).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.