• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2021.tde-11012022-101824
Documento
Autor
Nome completo
Edinei Oliveira Chagas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Esther de Almeida Prado (Presidente)
Rodrigues, Renata Viviane Raffa
Sampaio, Joao Carlos Vieira
Silva, Michela Tuchapesk da
Título em português
Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
Palavras-chave em português
Ensino de matemática
GeoGebra
Recursos informatizados
Recursos Tic
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é discutir Como elaborar atividades para as aulas de Matemática no ensino médio, sobre o conceito de função, com o uso do software educacional GeoGebra. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do uso de recursos informatizados na educação, mais especificamente na Matemática do Ensino Médio, por meio de um levantamento das atividades propostas nos livros didáticos disponibilizados aos alunos das escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. A partir das lacunas que identificamos nessa análise elaboramos uma proposta de atividades para a sala de aula para o uso do software gratuito GeoGebra para o desenvolvimento do estudo de funções para a 1ª série do ensino médio.
Título em inglês
One analysis about the use of educational softwares on the Maths text-books 2018 PNLD
Palavras-chave em inglês
Computerized resources
GeoGebra
Mathematic teaching
TIC resources
Resumo em inglês
The objective of this work is to discuss How to elaborate activities for Mathematics classes in high school, about the concept of function, using the educational software GeoGebra. We carried out a bibliographical study on the use of computerized resources in education, more specifically in High School Mathematics, through a survey of the activities proposed in textbooks made available to public school students by the National Textbook Program (PNLD) 2018. Basead on the gaps we identified in this analysis, we developed a proposal for classroom activities for the use of the free GeoGebra software for the development of the study of functions for the 1st grade of high school.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.