• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-10092020-162902
Documento
Autor
Nome completo
Jeozadaque Quintans
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Vargas, Rosana Retsos Signorelli (Presidente)
Leal Junior, Luiz Carlos
Souza Filho, Antonio Calixto de
Teles, Renato de Sa
Título em português
O ensino dos números primos inter-relacionados a conteúdos diversos através da resolução de problemas
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Ensino escolar
Números primos
Resumo em português
Este projeto tem como objetivo apresentar os números primos, analisar sua história e os resultados obtidos por matemáticos ao longo do tempo, além de explorar curiosidades e aplicações em diferentes contextos. A partir de uma reflexão do contexto atual, juntamente com alguns dados obtidos através de uma pesquisa qualitativa sobre o ensino de números primos no ensino escolar, busca-se ao longo desta dissertação, analisar as abordagens do tema através de pesquisas de literaturas disponíveis sobre o assunto, e posteriormente, investigar e sugerir uma metodologia de ensino para aplicação do assunto em questão, procurando dar ênfase em uma aprendizagem significativa com compreensão, a fim de colaborar para a prática docente. "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Título em inglês
The teaching of prime numbers interrelated to diverse content through problem solving.
Palavras-chave em inglês
Meaningful learning
Prime numbers
School education
Resumo em inglês
This project aims to present prime numbers, analyze their history and the results obtained by mathematicians over time, as well as explore curiosities and applications in different contexts. Based on a reflection of the current context, along with some data obtained through a qualitative research, on the teaching of prime numbers in school education, it is searched throughout this dissertation, to analyze the approaches of the theme, through researches of available literatures on the subject, and afterwards, investigate and suggest a teaching methodology to apply the subject in question, seeking to emphasize a meaningful learning with understanding, in order to collaborate for the teaching practice. "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001".
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-09-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.