• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2013.tde-08052013-153028
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Flora Degrava
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2013
Orientador
Banca examinadora
Zuffi, Edna Maura (Presidente)
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
Utsumi, Miriam Cardoso
Título em português
Gerando possibilidades concretas de uso da proposta curricular do Estado com metodologias investigativas
Palavras-chave em português
Atividades investigativas
Contrato didático
Pesquisa-ação
Resumo em português
Um dos maiores desafios da educação, em especial da Matemática, é fazer com que o aluno, ao produzir conhecimentos, o faça de forma significativa. É nesse sentido que, esta dissertação busca mostrar, através de uma pesquisa-ação, como atividades investigativas abrem caminhos para a busca de conhecimentos de forma crítica e reflexiva, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e ser capaz de integrar conteúdos das disciplinas com o cotidiano do educando. A aplicação desta metodologia para alunos do sétimo ano de uma escola pública mostrou que a parceria entre professor e alunos edifica e fortalece esta construção dos saberes e que a existência de um contrato didático negociado foi fundamental nesse processo
Título em inglês
Generating concrete possibilities of using the curriculum proposed by the state with investigative methodologies
Palavras-chave em inglês
Didactic contract
Investigative activities
Qualitative action-research
Resumo em inglês
One of the biggest challenges in education, especially in mathematics, is to provide students the production of significant knowledge. In that sense, this paper seeks to show, with a qualitative action-research, how investigative activities open paths to the search for knowledge in a critical and reflective way, to enable personal development, and integrate content from disciplines with the students everyday experiences. The application of this methodology to seventh grade students in a public school showed that the partnership between teacher and pupils builds and strengthens this construction of knowledge, and that the existence of a negotiated didactic contract was essential to this process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-05-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.