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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-07012020-094927
Documento
Autor
Nombre completo
Helio Jose dos Santos Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2019
Director
Tribunal
Biscaro, Helton Hideraldo (Presidente)
Artioli, Vanessa Rolnik
Sampaio, Joao Carlos Vieira
Schiabel, Karina
Título en portugués
Análise do Aprendizado das Habilidades e Competências do Enem no uso da Aula Invertida na Educação Básica
Palabras clave en portugués
Aula invertida
Ensino de matemática
Ensino médio
Metodologia ativa
Revisão sistemática
Resumen en portugués
Com o aumento gradativo do uso de computadores e dispositivos móveis em casa e na escola por jovens, surgem inúmeras possibilidades de trabalhar com recursos tecnológicos e de criar ambientes mais dinâmicos de aprendizagem. Uma das práticas de ensino e aprendizagem da metodologia ativa é a aula invertida. O questionamento desta dissertação é a efetividade do aprendizado da aula invertida, em relação à aula tradicional. A pergunta de pesquisa é a seguinte: É possível desenvolver as habilidades e competências indicadas nos PCNs e necessárias para o Enem, aplicando o método da aula invertida com os alunos da educação básica? Para responder essa pergunta, seguiram-se duas etapas. A primeira etapa foi a revisão sistemática uma busca sistemática de documentos relacionados à aplicação de metodologias ativas na literatura científica. A segunda etapa foi a aplicação de uma sequência didática com 171 alunos do 1o ano do ensino médio durante quatro semanas, referente ao assunto de matemática financeira, em uma escola de educação básica privada, na zona sul de São Paulo, usando o método da aula invertida. No final da sequência didática, aplicou-se uma avaliação com questões do Enem e, com os resultados, mostrou-se uma análise estatística, usando média, desvio-padrão e curva de Gauss, com os três dados obtidos. Com o resultado da pesquisa e utilizando os dados divulgados do Inep a saber, a escala de proficiência do Enem, os microdados da escola e o resultado do Enem , mostramos que o aproveitamento alcançado em cada um dos três dados pesquisados foi: no método da aula invertida, 49,49% de aproveitamento; no método da aula tradicional, 36,17% de aproveitamento; e, no Enem a nível nacional, 12,23% de aproveitamento.
Título en inglés
Enem Skills and Competencies Learning Analysis in the use of Inverted Class in Basic Education
Palabras clave en inglés
Active methodology
Inverted classroom
Mathematics teaching
Secondary education
Systematic review
Resumen en inglés
With gradual increase of computers use and mobile devices at home and school by young people, there are many possibilities to work with technological resources and create more dynamic learning environments. One of teaching and learning practices in active methodology is the inverted class. The questioning of this dissertation is the effectiveness of the inverted class learning, in relation to the traditional one. This researchs question is: Is it possible to develop skills and competencies indicated by the PCNs parameters, necessary for the ENEM exam, applying the inverted class method with students of basic education? To answer this question, two steps followed. The first step was the systematic review - a systematic search for documents related on uses of active methodologies in scientific literature. The second step was an application of a didactic sequence with 171 students from the high school first grade, for four weeks, referring to financial mathematics, in a private basic education school, in the south zone of São Paulo, using the inverted class method. At the end of didactic sequence, an ENEM questions evaluation was applied and, with these results, a statistical analysis was performed, using arithmetic mean, standard deviation and Gaussian curve, on the three data obtained. With the researchs results and using data published by INEP institute - namely, the ENEM proficiency scale, the school microdata and the ENEM results -, we showed that the achievement performance in each of three data surveyed was: the inverted class method, 49.49%; the traditional class method, 36.17%; and, the ENEM, at the national level, 12.23%.
 
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Fecha de Publicación
2020-01-07
 
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