• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-07012020-094927
Document
Auteur
Nom complet
Helio Jose dos Santos Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Biscaro, Helton Hideraldo (Président)
Artioli, Vanessa Rolnik
Sampaio, Joao Carlos Vieira
Schiabel, Karina
Titre en portugais
Análise do Aprendizado das Habilidades e Competências do Enem no uso da Aula Invertida na Educação Básica
Mots-clés en portugais
Aula invertida
Ensino de matemática
Ensino médio
Metodologia ativa
Revisão sistemática
Resumé en portugais
Com o aumento gradativo do uso de computadores e dispositivos móveis em casa e na escola por jovens, surgem inúmeras possibilidades de trabalhar com recursos tecnológicos e de criar ambientes mais dinâmicos de aprendizagem. Uma das práticas de ensino e aprendizagem da metodologia ativa é a aula invertida. O questionamento desta dissertação é a efetividade do aprendizado da aula invertida, em relação à aula tradicional. A pergunta de pesquisa é a seguinte: É possível desenvolver as habilidades e competências indicadas nos PCNs e necessárias para o Enem, aplicando o método da aula invertida com os alunos da educação básica? Para responder essa pergunta, seguiram-se duas etapas. A primeira etapa foi a revisão sistemática uma busca sistemática de documentos relacionados à aplicação de metodologias ativas na literatura científica. A segunda etapa foi a aplicação de uma sequência didática com 171 alunos do 1o ano do ensino médio durante quatro semanas, referente ao assunto de matemática financeira, em uma escola de educação básica privada, na zona sul de São Paulo, usando o método da aula invertida. No final da sequência didática, aplicou-se uma avaliação com questões do Enem e, com os resultados, mostrou-se uma análise estatística, usando média, desvio-padrão e curva de Gauss, com os três dados obtidos. Com o resultado da pesquisa e utilizando os dados divulgados do Inep a saber, a escala de proficiência do Enem, os microdados da escola e o resultado do Enem , mostramos que o aproveitamento alcançado em cada um dos três dados pesquisados foi: no método da aula invertida, 49,49% de aproveitamento; no método da aula tradicional, 36,17% de aproveitamento; e, no Enem a nível nacional, 12,23% de aproveitamento.
Titre en anglais
Enem Skills and Competencies Learning Analysis in the use of Inverted Class in Basic Education
Mots-clés en anglais
Active methodology
Inverted classroom
Mathematics teaching
Secondary education
Systematic review
Resumé en anglais
With gradual increase of computers use and mobile devices at home and school by young people, there are many possibilities to work with technological resources and create more dynamic learning environments. One of teaching and learning practices in active methodology is the inverted class. The questioning of this dissertation is the effectiveness of the inverted class learning, in relation to the traditional one. This researchs question is: Is it possible to develop skills and competencies indicated by the PCNs parameters, necessary for the ENEM exam, applying the inverted class method with students of basic education? To answer this question, two steps followed. The first step was the systematic review - a systematic search for documents related on uses of active methodologies in scientific literature. The second step was an application of a didactic sequence with 171 students from the high school first grade, for four weeks, referring to financial mathematics, in a private basic education school, in the south zone of São Paulo, using the inverted class method. At the end of didactic sequence, an ENEM questions evaluation was applied and, with these results, a statistical analysis was performed, using arithmetic mean, standard deviation and Gaussian curve, on the three data obtained. With the researchs results and using data published by INEP institute - namely, the ENEM proficiency scale, the school microdata and the ENEM results -, we showed that the achievement performance in each of three data surveyed was: the inverted class method, 49.49%; the traditional class method, 36.17%; and, the ENEM, at the national level, 12.23%.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-01-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.