• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2016.tde-05122016-103952
Documento
Autor
Nome completo
Aderaldo dos Santos Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Rogério Monteiro de (Presidente)
Torezzan, Cristiano
Zuffi, Edna Maura
Título em português
O jogo de xadrez como recurso para ensinar e aprender matemática: relato de experiência em turmas do 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Educação matemática
Ensino de matemática
Jogo de xadrez
Xadrez escolar
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo explorar as potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, buscamos responder a seguinte questão: de que maneira o jogo de xadrez pode contribuir para o ensino de ideias, conceitos e conteúdos de matemática? A pesquisa foi realizada com duas turmas de 6º ano de uma escola da rede municipal de São Paulo. Como metodologia, tivemos como aspiração a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Utilizamos a observação participante e a análise de atividades escritas dos alunos para a produção de um relato de experiência que descreveu e analisou as situações de ensino e aprendizagem. Durante as aulas regulares, elaboramos situações que possibilitaram o ensino de matemática utilizando o jogo de xadrez como um recurso. Trabalhamos as ideias matemáticas de: lateralidade, linguagem matemática, posição relativa entre retas, composição de figuras na malha quadriculada (tabuleiro), cálculo mental, raciocínio lógico, plano cartesiano, utilização de mapas e análise de possibilidades. Trabalhamos também importantes habilidades necessárias para a resolução de problemas de matemática, tais como: observar, argumentar, criar hipóteses, testar soluções e concluir. No contexto das aulas de matemática, avaliamos que o jogo de xadrez deve ser trabalhado tendo como referência a metodologia de resolução de problemas. Concluímos que o jogo de xadrez é um bom recurso para o processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitou trabalhar ideias, conceitos e conteúdos de matemática, em um ambiente lúdico e interativo. Proporcionou também a elaboração de inúmeras situações-problemas, tornando, assim, a sala de aula um ambiente propício para se trabalhar uma matemática viva, criativa e desafiadora.
Título em inglês
The game of chess as a resource for teaching and learning mathematics: an experience with classes in the 6th grade of elementary school
Palavras-chave em inglês
Game of chess
Mathematics education
School chess
Teaching math.
Resumo em inglês
This study aimed to explore the potentials of using the game of chess as a resource in the teaching and learning of mathematics in 6th grade classes of elementary school. In this sense, we sought to answer the following question: in what way the game of chess can contribute to the teaching of ideas, concepts and math content? The survey was conducted with two groups of 6th grade of a municipal school in São Paulo. We used as a methodology a qualitative research with a ethnographic approach. During regular classes, we elaborated situations that enabled math learning using the game of chess as a resource. We used participant observation and analysis of written activities of students to produce an experience report that described and analysed the teaching and learning situations. We worked with the following mathematical ideas: laterality, mathematical language, relative position between lines, figures composition in checkered mesh (chessboard), mental arithmetic, logical reasoning, Cartesian plane, use of maps and analysis of possibilities. We also worked with some necessary skills for solving math problems, such as: observation, argumentation, creating of hypotheses, testing solutions and drawing conclusions. In the context of math classes, we concluded that the game of chess should be worked with problem-solving methodology as a reference. We concluded that the game of chess is a good resource for teaching and learning process, as it made it possible to work with ideas, concepts and mathematical content in a playful and interactive environment. It provided also the development of numerous situation-problems, thus making the classroom a breeding ground to work with living, creative and challenging mathematics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-12-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.