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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-05022020-170848
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Oliveira Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Biscaro, Helton Hideraldo (Presidente)
Cobre, Juliana
Mattos, Denise de
Schiabel, Karina
Título em português
Sugestão de um processo de avaliação das metodologias ativas de ensino, IPA: índice percentual de aprendizagem
Palavras-chave em português
Avaliação
Mapeamento sistemático
Matemática
Metodologias ativas
Resumo em português
De tempos em tempos, surgem novas metodologias de ensino, o que é muito bom, pois, como vivemos numa sociedade em constante mudança, entendemos que o processo de aprendizagem não pode ser diferente. Encontramos, então, métodos que tornam o aluno protagonista desse processo que ficaram conhecidos como metodologias ativas. Apesar de bem fundamentados, esses processos precisam demonstrar sua eficácia em relação aos métodos tradicionais. Para compreender o cenário de como essas avaliações e comparações eram realizadas, fizemos um levantamento bibliográfico através de um mapeamento sistemático que nos revelou uma lacuna e nos levou a perceber a necessidade de um método avaliativo comparativo entre essas metodologias. Usamos então a Taxonomia de Bloom para nortear nossa pesquisa, já que ela é a base para as teorias que dão origem a diversas metodologias ativas, como a sala de aula invertida, por exemplo. Como matemáticos, sentimos a necessidade de uma referência numérica que respaldasse a aplicação de qualquer que fosse a mudança de metodologia. Depois de propor um método que quantifica percentualmente e classifica em cinco níveis a aprendizagem do grupo de alunos, podemos perceber que um leque de opções de aplicações e estudos podem surgir a partir desses dados, dando mais segurança ao professor que desejar utilizar uma metodologia ativa.
Título em inglês
Suggestion of an evaluation process of active teaching methodologies, PLI: Percentage of Learning Index
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Evaluation
Mathematics
Systematic mapping
Resumo em inglês
From time to time, new teaching methodologies appear, which is very good, because as we live in a constantly changing society, we understand that the learning process cannot be different. Then, we found methods that make the student a protagonist of this process that has been known as active methodologies. Although, it is well-founded, these processes need to show their effectiveness in relation to traditional methods. In order to understand the scenery of how these evaluations and comparisons were done, we did a bibliographic survey through a systemic mapping that showed a gap and drove us to perceive the necessity for an evaluative comparative method between these methodologies. Then, we used Blooms Taxonomy to guide our research, as it is the basis for theories that give origin to many active methodologies, such as the inverted classroom, for exemple. As mathematicians, we feel the need of a numerical reference to support the application of any change in methodology. After proposing a method that quantifies percentage and classifies student learning into five levels, we can perceive that a range of application and study options can appear from these data, giving more confidence to the teacher who wants to use an active methodology.
 
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Data de Publicação
2020-02-05
 
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