• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2014.tde-04052022-180600
Documento
Autor
Nombre completo
Lizlane Aparecida Trevelin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2014
Director
Tribunal
Ladeira, Luiz Augusto da Costa (Presidente)
Frasson, Miguel Vinicius Santini
Marconato, Suzinei Aparecida Siqueira
Toledo, Franklina Maria Bragion de
Título en portugués
Economia doméstica: uma aplicação prática para alunos concluintes do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Economia doméstica
Educação matemática
Novas tecnologias
Orçamento familiar
Resumen en portugués
No cotidiano de sala de aula professores deparam-se com alunos muitas vezes desmotivados, que não veem sentido nos conteúdos apresentados. Então, preocupados com a aprendizagem de seus alunos, docentes procuram diversificar as atividades desenvolvidas em sala de aula, buscando despertar nos estudantes o interesse pelo estudo. No ensino de matemática, este é um desafio constante, visto que grande parte dos alunos não vêem aplicação ao seu cotidiano dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desvinculando-se assim a matemática aprendida no ambiente escolar da matemática aplicada em sua vida. Este trabalho teve por objetivo verificar se a aprendizagem da matemática embasada na economia doméstica, visando o consumo consciente, apresenta melhora no desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas nos alunos dos nonos anos do ensino fundamental da escola pública Jesuíno de Arruda da cidade de São Carlos, SP. Para isto foram utilizadas, como ferramentas, a internet com pesquisas relativas a consumo, economia e gasto consciente; planilhas do Excel com orçamento familiar, além de textos diversos, tais como: planejamento, consumo doméstico, aplicações financeiras, cartões de crédito e débito entre outros, que foram lidos e discutidos em sala de aula.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Family budget
Home economics
Mathematical education
New technologies
Resumen en inglés
In the routine of the classroom, teachers have to deal with students who are often unmotivated and that cannot see meaning in the classroom content. Concerned with the learning of their students, teachers try to diversify the activities they develop in the classroom aiming to foster their interest in the study. In mathematics teaching this is a constant challenge, since great part of the students cannot see the application of what is taught to their routine and so they disassociate the mathematics they learn at school to the one applied in their lives. This study aimed to verify whether the mathematics learning grounded in home economics for conscious consuming improves the math skill development of students. The participants were students from the ninth grade of the public school Jesuino de Arruda that is located in São Carlos, in the state of São Paulo, Brazil. Some tools used in this work were the internet for research about consumption, economy and conscious spending; Excel spreadsheets with household budget; and some texts about planning, domestic consumption, investments, credit and debt card among others which were read and discussed in classroom
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.