• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2014.tde-04052022-180600
Documento
Autor
Nome completo
Lizlane Aparecida Trevelin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Ladeira, Luiz Augusto da Costa (Presidente)
Frasson, Miguel Vinicius Santini
Marconato, Suzinei Aparecida Siqueira
Toledo, Franklina Maria Bragion de
Título em português
Economia doméstica: uma aplicação prática para alunos concluintes do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Economia doméstica
Educação matemática
Novas tecnologias
Orçamento familiar
Resumo em português
No cotidiano de sala de aula professores deparam-se com alunos muitas vezes desmotivados, que não veem sentido nos conteúdos apresentados. Então, preocupados com a aprendizagem de seus alunos, docentes procuram diversificar as atividades desenvolvidas em sala de aula, buscando despertar nos estudantes o interesse pelo estudo. No ensino de matemática, este é um desafio constante, visto que grande parte dos alunos não vêem aplicação ao seu cotidiano dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desvinculando-se assim a matemática aprendida no ambiente escolar da matemática aplicada em sua vida. Este trabalho teve por objetivo verificar se a aprendizagem da matemática embasada na economia doméstica, visando o consumo consciente, apresenta melhora no desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas nos alunos dos nonos anos do ensino fundamental da escola pública Jesuíno de Arruda da cidade de São Carlos, SP. Para isto foram utilizadas, como ferramentas, a internet com pesquisas relativas a consumo, economia e gasto consciente; planilhas do Excel com orçamento familiar, além de textos diversos, tais como: planejamento, consumo doméstico, aplicações financeiras, cartões de crédito e débito entre outros, que foram lidos e discutidos em sala de aula.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Family budget
Home economics
Mathematical education
New technologies
Resumo em inglês
In the routine of the classroom, teachers have to deal with students who are often unmotivated and that cannot see meaning in the classroom content. Concerned with the learning of their students, teachers try to diversify the activities they develop in the classroom aiming to foster their interest in the study. In mathematics teaching this is a constant challenge, since great part of the students cannot see the application of what is taught to their routine and so they disassociate the mathematics they learn at school to the one applied in their lives. This study aimed to verify whether the mathematics learning grounded in home economics for conscious consuming improves the math skill development of students. The participants were students from the ninth grade of the public school Jesuino de Arruda that is located in São Carlos, in the state of São Paulo, Brazil. Some tools used in this work were the internet for research about consumption, economy and conscious spending; Excel spreadsheets with household budget; and some texts about planning, domestic consumption, investments, credit and debt card among others which were read and discussed in classroom
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.