• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2022.tde-04052022-101401
Documento
Autor
Nome completo
Breno Puertas de Freitas e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Zuffi, Edna Maura (Presidente)
Bellotti, Adriana do Carmo
Godoy, Sandra Maria Semensato de
Paterlini, Roberto Ribeiro
Título em português
Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
Palavras-chave em português
Áreas e perímetros
Cálculo mental
Investigação matemática
Vygotsky
Resumo em português
Este trabalho tem o objetivo de fornecer algumas bases para que os alunos do Ensino Básico tenham mais facilidade para entender Matemática, trabalhando alguns temas essenciais para o nível fundamental, que muitas vezes são negligenciados, ou pouco desenvolvidos, nessa fase da formação escolar. Para isto, criou-se uma sequência de ensino sobre cálculo mental e outra sobre áreas e perímetros. A metodologia de ensino- aprendizagem proposta é a investigação matemática, associada a atividades exploratórias, e é embasada nas teorias de desenvolvimento de Vygotsky. Espera-se que tal sequência promova um aprimoramento nos modos de raciocínio dos alunos, para resolver as atividades matemáticas com mais velocidade e precisão, além de maior autonomia intelectual para escolher o melhor modo de chegar aos resultados.
Título em inglês
Mathematical investigation as a teaching methodology for meaningful learning
Palavras-chave em inglês
Areas and perimeters
Mathematical investigation
Mental calculus
Vygotsky
Resumo em inglês
This work aims to provide some support to students better understanding of Mathematics for Basic Education, working on essential themes for midle school, which are often neglected or poorly developed at this stage of education. For this, a teaching sequence on mental calculus, and another on areas and perimeters were created. The proposed teaching-learning methodology is mathematical investigation, associated with exploratory activities, and it is based on Vygotsky's theories of development. It is expected that such a sequence promotes an improvement in the students' ways of reasoning, to solve mathematical activities with more speed and precision, as well as greater intellectual autonomy to choose the best way to reach the results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.