• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2021.tde-03032022-164406
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Constantino Galio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Silva, Michela Tuchapesk da (Presidente)
Dias, Ires
Silva, Cibelle Celestino
Silva, Silvia Regina Vieira da
Título en portugués
Desenvolvendo jogos matemáticos com o software Scracth e alunos do Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento de jogos
Educação básica
Educação matemática
Resumen en portugués
Este trabalho buscou pensar o ensino e a aprendizagem de matemática a partir do desenvolvimento e aplicação do software de programação Scratch. Deste modo, compartilhamos o desenvolvimento de cinco jogos digitais envolvendo conteúdos de matemática dos anos iniciais, produzidos por alunos da 2a e 3a série do Ensino Médio, a partir do software livre Scratch. Os encontros com esses alunos contribuíram para a preparação de cinco Planos de Aulas e seus respectivos desdobramentos. Cada plano de aula propõe o desenvolvimento de uma atividade com os estudantes e o Scratch, bem como algumas discussões a respeito do uso das tecnologias no ensino de matemática, a partir de relatos realizados em entrevistas semiestruturada com os alunos participantes, que abordam a respeito do aprender matemática, das tecnologias no ensino, da participação no projeto Vem pra USP e das suas experiências em desenvolver jogos matemáticos usando o Scratch.
Título en inglés
Developing math games with Scracth software and high school students
Palabras clave en inglés
Basic education
Game development
Mathematics education
Resumen en inglés
This work sought to think about the teaching and learning of mathematics from the development and application of the Scratch programming software. In this way, we share the development of five digital games involving mathematics content from the early years, produced by students of the 2nd and 3rd grades of high school, using the free software Scratch. The meetings with these students contributed to the preparation of five Lesson Plans and their respective developments. Each lesson plan proposes the development of an activity with the students and Scratch, as well as some discussions about the use of technologies in the teaching of mathematics, based on reports made in semi-structured interviews with the participating students, which address about the learning math, teaching technologies, participating in the Vem pra USP project and their experiences in developing math games using Scratch.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-03-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.