• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2011.tde-31082011-122100
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Adriano Amancio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2011
Directeur
Jury
Aluisio, Sandra Maria (Président)
Nunes, Maria das Graças Volpe
Oliveira Junior, Osvaldo Novais de
Titre en portugais
Elaboração textual via definição de entidades mencionadas e de perguntas relacionadas aos verbos em textos simplificados do português
Mots-clés en portugais
Anotação automática de papéis semânticos
Elaboração textual
Entidades mencionadas
Processamento de lingua natural
Resumé en portugais
Esta pesquisa aborda o tema da Elaboração Textual para um público alvo que tem letramento nos níveis básicos e rudimentar, de acordo com a classificação do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF, 2009). A Elaboração Textual é definida como um conjunto de técnicas que acrescentam material redundante em textos, sendo tradicionalmente usadas a adição de definições, sinônimos, antônimos, ou qualquer informação externa com o objetivo de auxiliar na compreensão do texto. O objetivo deste projeto de mestrado foi a proposta de dois métodos originais de elaboração textual: (1) via definição das entidades mencionadas que aparecem em um texto e (2) via definições de perguntas elaboradas direcionadas aos verbos das orações de um texto. Para a primeira tarefa, usou-se um sistema de reconhecimento de entidades mencionadas da literatura, o Rembrandt, e definições curtas da enciclopédia Wikipédia, sendo este método incorporado no sistema Web FACILITA EDUCATIVO, uma das ferramentas desenvolvidas no projeto PorSimples. O método foi avaliado de forma preliminar com um pequeno grupo de leitores com baixo nível de letramento e a avaliação foi positiva, indicando que este auxílio facilitou a leitura dos usuários da avaliação. O método de geração de perguntas elaboradas aos verbos de uma oração é uma tarefa nova que foi definida, estudada, implementada e avaliada neste mestrado. A avaliação não foi realizada junto ao público alvo e sim com especialistas em processamento de língua natural que avaliaram positivamente o método e indicaram quais erros influenciam negativamente na qualidade das perguntas geradas automaticamente. Existem boas indicações de que os métodos de elaboração desenvolvidos podem ser úteis na melhoria da compreensão da leitura para o público alvo em questão, as pessoas com baixo nível de letramento
Titre en anglais
Text elaboration through named entities definition and questions related to verbs in simplified portuguese texts
Mots-clés en anglais
Named entities
Natural language processing
Semantic role labeling
Textual elaboration
Resumé en anglais
This research addresses the topic of Textual Elaboration for low-literacy readers, i.e. people at the rudimentary and basic literacy levels according to the National Indicator of Functional Literacy (INAF, 2009). Text Elaboration consists of a set of techniques that adds extra material in texts using, traditionally, definitions, synonyms, antonyms, or any external information to assist in text understanding. The main goal of this research was the proposal of two methods of Textual Elaboration: (1) the use of short definitions for Named Entities in texts and (2) assignment of wh-questions related to verbs in text. The first task used the Rembrandt named entity recognition system and short definitions of Wikipedia. It was implemented in PorSimples web Educational Facilita tool. This method was preliminarily evaluated with a small group of low-literacy readers. The evaluation results were positive, what indicates that the tool was useful for improving the text understanding. The assignment of wh-questions related to verbs task was defined, studied, implemented and assessed during this research. Its evaluation was conducted with NLP researches instead of with low-literacy readers. There are good evidences that the text elaboration methods and resources developed here are useful in helping text understanding for low-literacy readers
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.