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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2020.tde-29072020-161751
Document
Author
Full name
Nathan Siegle Hartmann
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2020
Supervisor
Committee
Aluisio, Sandra Maria (President)
Finatto, Maria José Bocorny
Nunes, Maria das Graças Volpe
Paraboni, Ivandre
Title in Portuguese
Adaptação lexical automática em textos informativos para o Ensino Fundamental 
Keywords in Portuguese
Adaptação textual
Auxílio à leitura de crianças
Elaboração lexical
Simplificação lexical
Abstract in Portuguese
O ensino de leitura e compreensão de textos nas escolas deve ser natural, ou seja, deve respeitar a individualidade do aluno e ao mesmo tempo proporcionar motivação para tais atividades. Qualquer problema nas etapas de desenvolvimento dessas habilidades pode acarretar bloqueios ou desinteresses dado que cada criança tem seu próprio ritmo. Adequar o nível de complexidade de um texto à capacidade de leitura de um aluno é determinante para que ele progrida a seu modo e atinja os níveis de compreensão leitora esperados para uma série ou ciclo. O objetivo geral deste trabalho é alavancar a área de pesquisa em Adaptação Lexical na Língua Portuguesa, atuando na Simplificação e Elaboração Lexical, para permitir que um texto informativo de maior complexidade possa ser adaptado a alunos do Ensino Fundamental, que poderão compreender melhor seu conteúdo. As contribuições deste trabalho são várias, dentre elas: (i) Compilação de três léxicos delimitando a complexidade lexical ao longo dos anos escolares por meio de seleção de dicionários sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático; (ii) Compilação de um córpus contendo 7.645 textos do gênero informativo escritos para crianças cursando o Ensino Fundamental; (iii) Compilação de um córpus com 36.413 legendas de filmes e séries dos gêneros Família e Animação que ilustra o material ouvido por crianças no dia a dia; (iv) Criação de um repositório com métricas psicolinguísticas para 26.874 palavras do Português Brasileiro; (v) Criação do dataset SIMPLEX-PB, contendo 1.582 instâncias com sentenças e palavras complexas identificadas. O dataset também conta com a definição curta de cada palavra complexa, a indicação binária da palavra complexa ser termo técnico, 38 features de complexidade lexical para cada palavra complexa do recurso e listas de sinônimos para a palavra complexa, ordenadas pelas crianças; (vi) Busca de padrões de Elaboração Lexical e de ocorrências de elaboração das palavras complexas do SIMPLEX-PB (cerca de 50% das elaborações encontradas foram realizadas em palavras marcadas como termo técnico); (vii) Avaliação de métodos para Identificação de Palavras Complexas para o Português Brasileiro; e (viii) Avaliação dos métodos de Identificação de Palavras Complexas na tarefa de Simplificação Lexical, considerando crianças do Ensino Fundamental como público alvo. Os métodos resultantes desse projeto de doutorado, chamado de Adap2Kids, poderão ser utilizados no apoio à geração de conteúdo para crianças e também podem ser aplicados no material apresentado em sala de aula, de forma a adequar o seu léxico para as necessidades de cada ciclo escolar do Ensino Fundamental.
Title in English
Automatic lexical adaptation of informative texts for Elementary School
Keywords in English
Lexical elaboration
Lexical simplification
Reading aid for children
Textual adaptation
Abstract in English
Teaching reading and text comprehension in schools must be natural, that is, it must respect the students individuality and at the same time provide motivation for such activities. Any problem in the developmental stages of these skills can lead to blockages or disinterest since each child has their own pace. Adapting the level of complexity of a text to a students reading ability is crucial for him/her to progress and achieve the levels of reading comprehension expected for a grade or cycle. The general objective of this work is to leverage the Lexical Adaptation research area in the Portuguese Language, working on Lexical Simplification and Elaboration, to allow a more complex informative text to be adapted to elementary school students, who will be able to better understand its content. The contributions of this work are several, among them: (i) Compilation of three lexicons delimiting the lexical complexity over the school years through the selection of dictionaries suggested by the Programa Nacional do Livro Didático; (ii) Compilation of a corpus containing 7,645 informative texts written for children attending elementary school; (iii) Compilation of a corpus with 36,413 subtitles of films and series of the genres Family and Animation that illustrates the material heard by children daily; (iv) Creation of a repository with psycholinguistic metrics for 26,874 Brazilian Portuguese words; (v) Creation of the SIMPLEX-PB dataset, containing 1,582 instances with identified sentences and complex words. The dataset also has a short definition for each complex word, the binary indication of the complex word is a technical term, 38 lexical complexity features for each complex word in the resource, and lists of synonyms for the complex word, ordered by the children; (vi) Search for Lexical Elaboration patterns and occurrences of elaboration of the complex words of SIMPLEX-PB; about 50% of the elaborations found were made in words marked as a technical term; (vii) Evaluation of methods for identifying complex words in Brazilian Portuguese, and (viii) Evaluation of methods for identifying complex words in the Lexical Simplification task, considering elementary school children as the target audience. The methods resulting from this doctoral project, called Adap2Kids, can be used to support the creation of content for children and can also be applied to material presented in the classroom, to adapt the lexicon to the needs of each school cycle.
 
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Publishing Date
2020-07-29
 
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