• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Aurélio Graciotto Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Fortes, Renata Pontin de Mattos (Presidente)
Kon, Fabio
Sanches, Rosely
Título en portugués
"Uma ferramenta Web colaborativa para apoiar a engenharia de requisitos em software livre"
Palabras clave en portugués
Engenharia de requisitos
software livre
wiki
Resumen en portugués
A engenharia de requisitos em projetos de software livre é uma atividade de segunda classe, ao menos em face ao estado da arte da área. Um exemplo claro disso é a inexistência de especificações de requisitos nesses projetos. No entanto, softwares livres são reconhecidos como produtos de elevada qualidade e não é possível produzir softwares de sucesso sem que os requisitos de seus usuários sejam satisfeitos. Portanto, existe um processo de engenharia de requisitos, ainda que não formalmente definido. De fato, recentes estudos sobre o processo de desenvolvimento de software livre demonstraram que os requisitos são publicamente declarados a posteriori do desenvolvimento do código, dependendo das habilidades do desenvolvedor para a correta elicitação, análise e especificação dos requisitos. A natureza iterativa e aberta do desenvolvimento, com ciclos rápidos e resultados publicamente discutidos, permite que erros sejam detectados prematuramente, o que diminui o esforço necessário para as correções, viabilizando o processo de produção de software livre. Porém, existe a constante preocupação da documentação apenas do código-fonte e não dos requisitos. Uma das causas é que não existe uma ferramenta apropriada para armazenar esses requisitos e disponibilizá-los ao público, precisando os desenvolvedores recorrer a arquivos textos ou páginas Web cujo gerenciamento é trabalhoso ao ponto de sua constante atualização ser comprometida. Uma solução para o problema é a adoção de ferramentas ágeis de edição colaborativa para a Web, que permitam a rápida atualização dos documentos de requisitos por qualquer pessoa envolvida no desenvolvimento. Ademais, ela deve facilitar a associação dos requisitos com as discussões a seu respeito, geralmente armazenadas nos arquivos das listas de discussão e ferramentas de gerenciamento de alterações (como o Bugzilla). A Wiki/RE, proposta neste trabalho, visa disponibilizar um ambiente com tais características, voltado especificamente para a engenharia de requisitos. Ela é uma ferramenta wiki que permite a criação de hiperdocumentos de requisitos, provendo capacidades de gerenciamento do documento e permitindo a rápida avaliação da qualidade do mesmo.
 
Ficheros
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacao-v2.pdf (3.79 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-05-05
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FORTES, R. P. M., et al. SAFE - Software Engineering Available For Everyone. Anais V Workshop sobre Software Livre. In 5. Forum de Software Livre, Porto Alegre, 2004. Anais do 5. Workshop de Software Livre., 2004. Resumo.
  • FORTES, R. P. M., SILVA, Marco Aurélio Graciotto, e REIS, Christian Robottom. Levantamento sobre Processo de Software Livre. In 5. Forum de Software Livre, Porto Alegre-RS, 2004. Anais do 5. Workshop de Software Livre., 2004. Resumo.
  • Otavio Augusto Lazzarini Lemos, et al. Using aspect-oriented PHP to implement crosscutting concerns in a collaborative web system [doi:10.1145/1166324.1166358]. In SIGDOC '06: 24th annual conference on Design of communication, Myrtle Beach, SC, USA, 2006. SIGDOC '06: Proceedings of the 24th annual conference on Design of communication.New York, NY, USA : ACM Press, 2006.
  • PAIVA, Debora Maria Barroso, et al. Reforçando a Comunicação com Uso de uma Ferramenta de Software Livre em Ensino de Engenharia de Software. In XIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2005), XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC 2005), São Leopoldo-RS, 2005. Anais do XIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2005)., 2005.
  • SILVA, Marco Aurélio Graciotto, e FORTES, R. P. M. Processo de Engenharia de Requisitos com apoio de Hiperdocumentos. In VII Workshop de Teses em Engenharia de Software, Manaus-AM, 2003. Anais do VII Workshop de Teses em Engenharia de Software - SBES'2003., 2003. Resumo.
  • SILVA, Marco Aurélio Graciotto, e FORTES, R. P. M. Projeto CoTeia - um auxílio à edição colaborativa na Web. In III Workshop TIDIA, São Paulo, 2006. Proceedings III Workshop TIDIA., 2006. Resumo.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.