• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-27062018-155528
Documento
Autor
Nome completo
Ana Liddy Cenni de Castro Magalhaes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Maria Cristina Ferreira de (Presidente)
Garcia Neto, Alvaro
Wu, Shin - Ting
Título em português
UM MODELADOR DE SÓLIDOS MULTIRREPRESENTACIONAL: ESTUDO, PROJETO E IMPLEMENTACÃO
Palavras-chave em português
Não dispensável
Resumo em português
Esta dissertação apresenta um estudo sobre modelagem de sólidos, e descreve o projeto e a implementação (parcial) do (SM)2 - Sistema de Modelagem de Sólidos Multirrepresentacional, em desenvolvimento pelo grupo de Computação Gráfica e Processamento de Imagens do ICMSC-USP. Em sua versão atual, o (SM)2 admite duas formas de representação de sólidos: por fronteira e implícita. O estudo aqui apresentado abrange as diferentes técnicas de modelagem de sólidos, com ênfase na modelagem por fronteira e nas operações de descrição de sólidos por instanciamento de primitivas e por varredura rotacional e translacional de curvas e faces planares. Como parte deste trabalho, foram implementadas no (SM)2 facilidades para a descrição de objetos por meio de operação de varredura rotacional e translacional, bem como por instanciamento de um conjunto pré-definido de primitivas maciças, ocas e vazadas. Os modelos assim definidos são convertidos para uma estrutura B-Rep (Boundary Representation), utilizada pelo modelador como a principal forma de representação interna para acesso por algoritmos de manipulação, visualização e aplicativos.
Título em inglês
A multirepresentational solid modeler; study, design and implementation
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work presents a study on solid modeling, and describes the design and partial implementation of (SM)2 - Sistema de Modelagem de Sólidos Multirrepresentacional (Multirepresentational Solid Modeling System), under development within the Computer Graphics and Image Processing Group of the ICMSC-USP. The current version of (SM)2 admits two representations of solids: boundary and implicit. The study comprehends the various solid modeling techniques, emphasizing the boundary modeling approach and modeling operations based on primitive instancing as well as translational and rotational sweeping of plane curves and faces. In this work, facilities for description of objects by primitive instancing (considering a pre-defined set of massive, "empty" and hollow primitives), and also by rotational and translational sweeping were implemented. The models thus described are then converted to a B-Rep (Boundary Representation) data structure, which is kept by the system as the main internal representation for access by external manipulation and visualization algorithms and applications.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.