• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2021.tde-27052021-114049
Documento
Autor
Nombre completo
Átila Rabelo Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Braga, Rosana Teresinha Vaccare (Presidente)
Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo
Brandao, Leonidas de Oliveira
Cagnin, Maria Istela
Título en portugués
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
Palabras clave en portugués
Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Ferramenta de autoria
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Resumen en portugués
Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.
Título en inglés
A Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments
Palabras clave en inglés
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Ubiquitous learning (u-learning)
Resumen en inglés
Ubiquitous learning environments or u-learning represent the new generation of virtual learning environments (VLE), applied in the field of education as a didactic resource capable of offering several benefits for the teaching-learning process, such as mobile learning, recommendation of personalized content and proactive adaptation of didactic materials to the students learning context, through the devices and technologies of mobile computing, context-sensitive and wireless communication networks. However, the development of u-learning environments is a difficult and time-consuming task, especially when the environment incorporates contextsensitive learning content authoring services, which increases the complexity of development. Motivated by this scenario, this doctoral thesis investigated and defined a service-oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments, called MOA-RA, with the main objective of contributing to architectural projects of u-learning environments. The architecture was built based on the ProSA-RA reference architecture development process and validated through three types of architectural assessment: Inspection by checklist, questionnaire with domain experts and case studies as proof of concept of the instantiation of the proposed architecture. The results were positive and indicated that the MOA-RA achieved the expected objectives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.