• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2021.tde-27052021-114049
Document
Auteur
Nom complet
Átila Rabelo Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Braga, Rosana Teresinha Vaccare (Président)
Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo
Brandao, Leonidas de Oliveira
Cagnin, Maria Istela
Titre en portugais
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
Mots-clés en portugais
Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Ferramenta de autoria
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Resumé en portugais
Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.
Titre en anglais
A Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments
Mots-clés en anglais
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Ubiquitous learning (u-learning)
Resumé en anglais
Ubiquitous learning environments or u-learning represent the new generation of virtual learning environments (VLE), applied in the field of education as a didactic resource capable of offering several benefits for the teaching-learning process, such as mobile learning, recommendation of personalized content and proactive adaptation of didactic materials to the students learning context, through the devices and technologies of mobile computing, context-sensitive and wireless communication networks. However, the development of u-learning environments is a difficult and time-consuming task, especially when the environment incorporates contextsensitive learning content authoring services, which increases the complexity of development. Motivated by this scenario, this doctoral thesis investigated and defined a service-oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments, called MOA-RA, with the main objective of contributing to architectural projects of u-learning environments. The architecture was built based on the ProSA-RA reference architecture development process and validated through three types of architectural assessment: Inspection by checklist, questionnaire with domain experts and case studies as proof of concept of the instantiation of the proposed architecture. The results were positive and indicated that the MOA-RA achieved the expected objectives.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-05-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.