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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2021.tde-27052021-114049
Documento
Autor
Nome completo
Átila Rabelo Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Braga, Rosana Teresinha Vaccare (Presidente)
Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo
Brandao, Leonidas de Oliveira
Cagnin, Maria Istela
Título em português
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
Palavras-chave em português
Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Ferramenta de autoria
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Resumo em português
Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.
Título em inglês
A Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments
Palavras-chave em inglês
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Ubiquitous learning (u-learning)
Resumo em inglês
Ubiquitous learning environments or u-learning represent the new generation of virtual learning environments (VLE), applied in the field of education as a didactic resource capable of offering several benefits for the teaching-learning process, such as mobile learning, recommendation of personalized content and proactive adaptation of didactic materials to the students learning context, through the devices and technologies of mobile computing, context-sensitive and wireless communication networks. However, the development of u-learning environments is a difficult and time-consuming task, especially when the environment incorporates contextsensitive learning content authoring services, which increases the complexity of development. Motivated by this scenario, this doctoral thesis investigated and defined a service-oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments, called MOA-RA, with the main objective of contributing to architectural projects of u-learning environments. The architecture was built based on the ProSA-RA reference architecture development process and validated through three types of architectural assessment: Inspection by checklist, questionnaire with domain experts and case studies as proof of concept of the instantiation of the proposed architecture. The results were positive and indicated that the MOA-RA achieved the expected objectives.
 
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Data de Publicação
2021-05-27
 
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