Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-27022018-150417
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Quintino da Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2000
Director
Tribunal
Moreira, Dilvan de Abreu (Presidente)
Moreira, Edson dos Santos
Trevelin, Luis Carlos
Título en portugués
Agente Gerenciador de Cursos a Distância via Internet
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
A aplicação da:informática na educação tem sido alvo de intensas pesquisas nos últimos anos. Em ambientes de educação, o computador pode ser visto como um instrumento que facilita o acesso às informações, podendo ser considerado como um parceiro para as tarefas de orientação do professor. Adicionalmente, um crescente interesse tem sido observado em termos do desenvolvimento de aplicações, ferramentas e ambientes para suporte 4. produção e publicação de materiais didáticos via Internet - mais especificamente no ambiente WWW, criando uma variedade de cursos disponíveis neste ambiente. Genericamente, o processo para o oferecimento de cursos no ambiente WWW pode ser dividido em três etapas principais, que são a autoria, a disponibilização e o gerenciamento. Atualmente, as duas primeiras etapas podem ser realizadas com a utilização de ferramentas para autoriaidisponibilização existentes. Por outro lado, a etapa de gerenciamento do curso ainda é uma tarefa pouco explorada. Assim, o objetivo deste trabalho está centrado no criação de ferramentas para ambientes de ensino distribuídos que promovam a intenção entre estudantes e professores para o gerenciamento das atividades didáticas envolvidas em um curso, tais como formação de grupos de trabalho, entrega de-trabalhos, visualização de notas, calendários, dentre outras. Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas WebCoM (Web Course Manager) baseado no conceito de agentes para a criação de um ambiente de gerenciamento e definição das atividades programadas para um curso via Internet. As ferramentas do WebCoM são fwadamentadas no princípio do isolamento de professores e estudantes das tarefas de baixo nível do gerenciamento, como é o caso do acesso às bases de dados e ao volume de documentos gerados durante o curso.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The aplication of computers in education has been the target of intense research. In teaching environmens, the computer can be viewed like an instrument to-easy the access to information being considered like a partner for the teacher. A increasing interest has been observed in the development of aplications, tools and programs for suporting the use of computers in teaching environments. This environments are normaly based on the publicafion of teaching materiais over the Internet, more specificaly in the WWW environment. The process of offering courses in the WWW environment can be divided in three parts: material authoring, publication and management of the course. Nowadays, the first two steps can be done using many avaiable tools, but the management step, however, isn't well suported by the tools currently avaiable. Thus, the objetive of this project is the development of tools to suport the management tasks envolved in Internet course, such as formation of work groups, deliver of assignments, visualization of grades, schedules, others. This work presents one set of tools called WebCoM (Web Course Manager) agents-based to the both creation of one management environment and definition of the scheduled activities for one course over the Internet. The WebCoM tools are based in the principie of the separation of both teachers and students of the lower levei taskx of the management, like is the case of the access at the database and control on documents generated cluring the course.
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Fecha de Publicación
2018-02-27