• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2021.tde-26032021-120835
Document
Auteur
Nom complet
Jorge Marques Prates
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Maldonado, José Carlos (Président)
Amaral, Aline Maria Malachini Miotto
Isotani, Seiji
Silva, Alan Pedro da
Titre en portugais
Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
Mots-clés en portugais
Ensino de Engenharia de Software
MOOCs
SPOCs
Resumé en portugais
A inserção de tecnologias educacionais vem provocado transformações no cenário atual de ensino. Como exemplo dessas novas tecnologias, destacam-se os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos abertos e on-line, disponibilizados em provedores em parceria com universidades conceituadas. Em sua maioria, são cursos gratuitos que possibilitam a construção de comunidades de aprendizagem, a atualização profissional e o enriquecimento do currículo. Os SPOCs (Small Private Online Courses) são uma variação dos MOOCs, diferenciando-se destes por se tratarem de cursos privados e restritos a um pequeno número de participantes, o que proporciona maior interação entre alunos e os instrutores. Os MOOCs e os SPOCs são recursos ainda utilizados de forma escassa no ensino de Engenharia de Software, pois existe um número reduzido de cursos abertos e não uma há uma diretriz para a sua produção e aplicação. Além disso, o processo de produção é extenso e custoso, havendo poucas estratégias de reutilização de materiais abertos para diminuir o tempo e o esforço desta etapa. Este trabalho tem como objetivo principal investigar como o desenvolvimento distribuído e colaborativo de MOOCs e SPOCs pode contribuir ao ensino de Engenharia de Software. Nesse contexto, um processo (denominado DD-SMOOC) que apoia o ciclo de vida de MOOCs e SPOCs foi estabelecido no intuito de facilitar o planejamento, desenvolvimento, execução e evolução desses cursos. Com o intuito de validar o DD-SMOOC, um estudo de caso foi conduzido a partir da sua instanciação. O resultado final foi um curso em que os resultados obtidos indicam que a aplicação do processo pode ser útil no apoio ao ensino de Engenharia de Software. Outras contribuições incluem o estabelecimento de diretrizes no suporte ao desenvolvimento distribuído e colaborativo de cursos, que podem ser aplicados em outros domínios; e a formação de comunidades e redes de colaboração dispostas a contribuir em novos projetos.
Titre en anglais
A contribution to the distributed development and evolution of MOOCs and SPOCs for the teaching of Software Engineering
Mots-clés en anglais
MOOCs
Software Engineering teaching
SPOCs
Resumé en anglais
The insertion of educational technologies has caused changes in the current teaching scenario. As an example of these new technologies, we highlight the MOOCs (Massive Open Online Courses), open and online courses, available from providers in partnership with reputable universities. Most of them are free courses that enable the construction of learning communities, professional updating and enrichment the curriculum. Small Private Online Courses (SPOCs) are a variation of MOOCs. However, they are private courses and restricted to a small number of participants, which provides more significant interaction between students and instructors. MOOCs and SPOCs are resources that are still rarely used in the teaching of Software Engineering, as there are a reduced number of open courses and there are no guidelines for their production and application. Besides, the production process is extensive and costly, with few strategies for reusing open materials to decrease the time and effort of this stage. This work aims to investigate how the distributed and collaborative development of MOOCs and SPOCs may contribute to Software Engineering teaching. In this context, a process (named DD-SMOOC) that supports the life cycle of MOOCs and SPOCs was established to facilitate the planning, development, execution and evolution of these courses. A case study was conducted to validate the DDSMOOC; the final result is a course in which the obtained results indicate that it can be useful in supporting Software Engineering teaching. Other contributions include establishment guidelines to support the distributed and collaborative development of courses, which can be applied in other domains, and the formation of communities and networking willing to contribute to new projects.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.