• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-26012018-085709
Document
Auteur
Nom complet
Vanderley Flôr da Rosa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2001
Directeur
Jury
Moreira, Dilvan de Abreu (Président)
Pimentel, Maria da Graça Campos
Trevelin, Luis Carlos
Titre en portugais
Educação continuada à distância, um estudo de caso
Mots-clés en portugais
Não disponível
Resumé en portugais
A educação enfrenta, nesse início de milênio, profundas mudanças. Existe hoje uma grande variedade de ferramentas de ensino à distância à disposição do educador, especialmente quando este faz uso de tecnologias atuais como a Internet e a Web. Frente a este fato, esforços têm sido direcionados para a adequação das técnicas tradicionais de ensino aos novos tempos. O ensino à distância via Internet têm o potencial de por a força da rede mundial a serviço da educação, seja no ensino educação, seja no ensino fundamental, de graduação ou, como no caso deste trabalho, na educação continuada. O objetivo deste trabalho foi, utilizando ferramentas desenvolvidas ao laboratório Intermídia (ICMC-USP), implantar e administrar um curso à distância via Internet, em nível de curso de extensão universitária (educação continuada), coletando e analisando dados sobre seu andamento e sobre sua comunidade alunos. O trabalho foi realizado atravéz de pesquisa bibliográfica, pesquisa em sites especializados na Internet, e também pela própria experimentação através do oferecimento do curso à distância intitulado "Distributed Programing Using Java" (http://java.icmc.sc.usp.br/java_course). Nesse trabalho são discutidas técnicas e ferramentas de software para educação à distância e, principalmente, é descrito o curso propriamente dito: sua natureza, sua implementação, sua descrição e a interação com os usuários. Também é feita uma análise dos dados conseguidos com vistas ao aprimoramento dessa técnica de ensino.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
In the beginning of a new millennium, education is going through deep changes. There is today a great availability of t this tools for distance education to be used by teachers. In special, if this tools make use of new technologies like the Internet or the Web. Because of that, a lot of effort has been directed to adapt the traditional teaching techniques to these new tools. Distance education over the Internet has the potential for putting the power of the global net to the service of education. It can happen in the high school, undergraduate or, as in this research case, continued education levels. The goal of this reaesrch was use the software tools developed at the Intermidia laboratory (ICMC-USP) to create and manage a distance education course over the Internet. This course was developed as a continued education course for programmers. Data about the course development and about its student community was collected. This research was done through bibliographical research, search in education sites over the Internet and also by offering using Java" (http://java.icmc.usp.br/java_course). In this work, techniques and software tools for distance education are present and, the most important paert, the course itsef is discussed: its nature, its implementation, its description and user interaction. Also, the gathered data is analysed aiming with this analysis to improve this kind of teaching technique.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-01-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.