• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-26012018-085709
Documento
Autor
Nombre completo
Vanderley Flôr da Rosa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2001
Director
Tribunal
Moreira, Dilvan de Abreu (Presidente)
Pimentel, Maria da Graça Campos
Trevelin, Luis Carlos
Título en portugués
Educação continuada à distância, um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
A educação enfrenta, nesse início de milênio, profundas mudanças. Existe hoje uma grande variedade de ferramentas de ensino à distância à disposição do educador, especialmente quando este faz uso de tecnologias atuais como a Internet e a Web. Frente a este fato, esforços têm sido direcionados para a adequação das técnicas tradicionais de ensino aos novos tempos. O ensino à distância via Internet têm o potencial de por a força da rede mundial a serviço da educação, seja no ensino educação, seja no ensino fundamental, de graduação ou, como no caso deste trabalho, na educação continuada. O objetivo deste trabalho foi, utilizando ferramentas desenvolvidas ao laboratório Intermídia (ICMC-USP), implantar e administrar um curso à distância via Internet, em nível de curso de extensão universitária (educação continuada), coletando e analisando dados sobre seu andamento e sobre sua comunidade alunos. O trabalho foi realizado atravéz de pesquisa bibliográfica, pesquisa em sites especializados na Internet, e também pela própria experimentação através do oferecimento do curso à distância intitulado "Distributed Programing Using Java" (http://java.icmc.sc.usp.br/java_course). Nesse trabalho são discutidas técnicas e ferramentas de software para educação à distância e, principalmente, é descrito o curso propriamente dito: sua natureza, sua implementação, sua descrição e a interação com os usuários. Também é feita uma análise dos dados conseguidos com vistas ao aprimoramento dessa técnica de ensino.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
In the beginning of a new millennium, education is going through deep changes. There is today a great availability of t this tools for distance education to be used by teachers. In special, if this tools make use of new technologies like the Internet or the Web. Because of that, a lot of effort has been directed to adapt the traditional teaching techniques to these new tools. Distance education over the Internet has the potential for putting the power of the global net to the service of education. It can happen in the high school, undergraduate or, as in this research case, continued education levels. The goal of this reaesrch was use the software tools developed at the Intermidia laboratory (ICMC-USP) to create and manage a distance education course over the Internet. This course was developed as a continued education course for programmers. Data about the course development and about its student community was collected. This research was done through bibliographical research, search in education sites over the Internet and also by offering using Java" (http://java.icmc.usp.br/java_course). In this work, techniques and software tools for distance education are present and, the most important paert, the course itsef is discussed: its nature, its implementation, its description and user interaction. Also, the gathered data is analysed aiming with this analysis to improve this kind of teaching technique.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-01-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.