• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2004.tde-24062008-164700
Document
Auteur
Nom complet
Ellen Francine Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2004
Directeur
Jury
Maldonado, José Carlos (Président)
Falbo, Ricardo de Almeida
Maidantchik, Carmen Lúcia Lodi
Pimentel, Maria da Graça Campos
Ricarte, Ivan Luiz Marques
Titre en portugais
Uma contribuição ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais
Mots-clés en portugais
Ensino e aprendizagem
Modelagem de conteúdos
Módulos educacionais
Processo padrão
Teste de software
Resumé en portugais
Várias pesquisas têm sido conduzidas no contexto de ensino e treinamento, sendo o desenvolvimento de módulos educacionais uma das atividades relevantes investigada. Neste trabalho são discutidos e estabelecidos mecanismos de apoio à atividade de modelagem de conteúdos e ao processo de desenvolvimento de tais módulos. Requisitos e perspectivas para a modelagem conceitual, instrucional e didática são identificadas. Uma abordagem integrada (AIM-CID) envolvendo diferentes aspectos associados à modelagem de conteúdos também é proposta. No nível conceitual, mapas conceituais estendidos são utilizados. No nível instrucional, é estabelecido o modelo HMBS/Instrucional. No nível didático, propõe-se o modelo HMBS/Didático. Quanto ao processo de desenvolvimento, atividades e tarefas sistemáticas são estabelecidas no contexto de um processo padrão para a elaboração de módulos educacionais. Investigam-se ainda aspectos associados às atividades de especialização e instanciação do processo padrão definido. Um modelo de maturidade de processos - CMM/Educacional - é proposto. Além disso, uma instância do processo padrão definido é aplicada no desenvolvimento de um módulo educacional no domínio de Teste de Software
Titre en anglais
A Contribution for the Development and Modeling Process of Educational Modules
Mots-clés en anglais
Content modeling
Education and learning
Educational modules
Software testing
Standard process
Resumé en anglais
Many research have been conducted regarding to education and learning. In this context, one of the relevant activities is the development of educational modules. In this work, we have discussed and investigated mechanisms to support the content modelling activity and the development process of such modules. Requirements and perspectives for conceptual, instructional and didactic modelling are identified. An integrated approach (IMA-CID) dealing with different perspectives related to the modelling content activity is also proposed. In the conceptual level, extended conceptual maps are applied. In the instructional level, the HMBS/Instructional model is established. In the didactic level, the HMBS/Didactic model is proposed. Regarding to the development process, systematic activities and tasks are established in the context of a standard process for the development of educational modules. Specialization and instantiation activities are also investigated. A maturity model - CMM/Educational - is proposed. Also, an instance of the defined standard process is applied on the development of an educational module for Software Testing knowledge domain
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
TeseEllen.pdf (5.89 Mbytes)
Date de Publication
2008-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.