• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-23112020-143732
Documento
Autor
Nome completo
Allan Vinícius da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Franklina Maria Bragion de (Presidente)
Costa, Eduardo Fontoura
Fachini, Ramon Faganello
Oliveira, Maria Beatriz Brito
Título em português
Problema de Roteamento de Veículos Elétricos: otimização da vida útil das baterias
Palavras-chave em português
Otimização das baterias
Roteamento de veículos
Veículos elétricos
Resumo em português
Com o aumento das emissões de gases de efeito estufa, alternativas de transporte menos poluentes vêm sendo estudadas, dentre elas o uso de veículos elétricos. Porém, o uso desse tipo de veículo traz um desafio ecológico para o futuro: como tratar o descarte das baterias após o seu uso. Logo, prolongar a vida útil das baterias dos veículos é uma questão fundamental para que eles sejam de fato uma alternativa ecologicamente correta. O objetivo deste projeto de mestrado é apresentar o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos visando minimizar o consumo de energia e o envelhecimento de suas baterias. Para tanto, descrevemos o problema comparando-o com outros trabalhos relacionados. Dois modelos matemáticos e um algoritmo memético foram desenvolvidos para lidar com o problema. Instâncias da literatura foram adaptadas e resolvidas utilizando o solver de otimização GUROBI e o algoritmo populacional. Os resultados obtidos indicam que um dos modelos e o algoritmo memético apresentam uma boa performance para as instâncias utilizadas. Além disso, o algoritmo memético se mostrou robusto e competitivo quando comparado aos modelos.
Título em inglês
Battery optimization vehicle routing problem
Palavras-chave em inglês
Battery optimization
Electric vehicles
Vehicle routing
Resumo em inglês
Due to the increase in greenhouse gas emissions, less polluting transport alternatives have been studied, among which is the use of electric vehicles. However, the use of such vehicles poses the ecological challenge of disposing the batteries after use. Therefore, extending the life of batteries is a crucial issue so that these vehicles become an eco friendly alternative. The aim of this master project is to present two mathematical models and a memetic algorithm to minimize energy consumption and the degradation of batteries for the Electric Vehicle Routing Problem. The methods developed were evaluated with instances adapted from the literature by using the GUROBI solver. The results show that one of the models and the memetic algorithm handle the problem well, extending batteries life. Furthermore, the memetic algorithm proved to be robust and competitive when compared to the models.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.