• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-23112020-143732
Documento
Autor
Nombre completo
Allan Vinícius da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Toledo, Franklina Maria Bragion de (Presidente)
Costa, Eduardo Fontoura
Fachini, Ramon Faganello
Oliveira, Maria Beatriz Brito
Título en portugués
Problema de Roteamento de Veículos Elétricos: otimização da vida útil das baterias
Palabras clave en portugués
Otimização das baterias
Roteamento de veículos
Veículos elétricos
Resumen en portugués
Com o aumento das emissões de gases de efeito estufa, alternativas de transporte menos poluentes vêm sendo estudadas, dentre elas o uso de veículos elétricos. Porém, o uso desse tipo de veículo traz um desafio ecológico para o futuro: como tratar o descarte das baterias após o seu uso. Logo, prolongar a vida útil das baterias dos veículos é uma questão fundamental para que eles sejam de fato uma alternativa ecologicamente correta. O objetivo deste projeto de mestrado é apresentar o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos visando minimizar o consumo de energia e o envelhecimento de suas baterias. Para tanto, descrevemos o problema comparando-o com outros trabalhos relacionados. Dois modelos matemáticos e um algoritmo memético foram desenvolvidos para lidar com o problema. Instâncias da literatura foram adaptadas e resolvidas utilizando o solver de otimização GUROBI e o algoritmo populacional. Os resultados obtidos indicam que um dos modelos e o algoritmo memético apresentam uma boa performance para as instâncias utilizadas. Além disso, o algoritmo memético se mostrou robusto e competitivo quando comparado aos modelos.
Título en inglés
Battery optimization vehicle routing problem
Palabras clave en inglés
Battery optimization
Electric vehicles
Vehicle routing
Resumen en inglés
Due to the increase in greenhouse gas emissions, less polluting transport alternatives have been studied, among which is the use of electric vehicles. However, the use of such vehicles poses the ecological challenge of disposing the batteries after use. Therefore, extending the life of batteries is a crucial issue so that these vehicles become an eco friendly alternative. The aim of this master project is to present two mathematical models and a memetic algorithm to minimize energy consumption and the degradation of batteries for the Electric Vehicle Routing Problem. The methods developed were evaluated with instances adapted from the literature by using the GUROBI solver. The results show that one of the models and the memetic algorithm handle the problem well, extending batteries life. Furthermore, the memetic algorithm proved to be robust and competitive when compared to the models.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.