• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2018.tde-23102018-113518
Documento
Autor
Nombre completo
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2018
Director
Tribunal
Barbosa, Ellen Francine (Presidente)
Arantes, Flávia Linhalis
Maldonado, José Carlos
Pimentel, Edson Pinheiro
 
Título en inglés
A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs)
Palabras clave en inglés
Flipped Learning
Learning Design
MOOCs
Open Online Education
Pattern Languages
Technology Enhanced Learning
Resumen en inglés
Massive Open Online Courses (MOOCs) hold the potential to open up educational opportunities and learning experiences to a global audience by combining recent technological advances with technology-enhanced learning. In general, MOOCs are considered online courses that require no prior qualifications for entry, can be accessed by anyone, and attract a diverse audience from a variety of learning and professional backgrounds. However, MOOC teams (including instructors and learning designers, among others) face several challenges when designing for learning in this context. In this work, two main challenges are investigated and approached, namely the lack of well-defined and validated learning design strategies to support practitioners in the MOOC development, and the poor pedagogical design models adopted in MOOCs, which are generally based on traditional classroom formats, such as teacher-centered approaches and content-based learning. Thus, the purpose of this work is to propose a learning design strategy, named Learning Design Framework for MOOCs (LDF4MOOCs), which is grounded on Software Engineering mechanisms and systematic procedures to ensure the standardization and the productivity of all the aspects involved in the MOOC development process. LDF4MOOCs consists of: (i) a MOOC Life Cycle process, which describes fundamental steps to plan, offer, and evaluate a MOOC; (ii) an Educational Design Pattern Language for MOOCs, which is based on problems and recurring solutions to solve the main activities described in the life cycle; and (iii) the related supporting resources. LDF4MOOCs is also pedagogically informed by Flipped Learning ideas, including active learning strategies, self-regulated learning, competency-based design, learner-centered learning, among others. LDF4MOOCs and its elements were evaluated through an experimental study, three case studies, and two expert reviews as internal evaluation methods. Additionally, a field evaluation with educators using the framework as a guide to design their MOOCs was considered as an external evaluation method. The obtained results indicated that LDF4MOOCs has a positive impact on the design for learning in MOOCs, suggesting that our strategy can be effectively applied to support and enhance MOOC development.
 
Título en portugués
Uma contribuição ao processo de design de aprendizagem em Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs)
Palabras clave en portugués
Aprendizagem mediada por tecnologias
Educação Virtual Aberta
Flipped Learning
Linguagem de Padrões
MOOCs
Projeto de Aprendizagem
Resumen en portugués
Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) possuem o potencial de abrir oportunidades educacionais e experiências de aprendizado para um público global, combinando os avanços tecnológicos recentes e a aprendizagem mediada pela tecnologia. Em geral, eles são considerados cursos virtuais que não exigem qualificações prévias para a entrada, podem ser acessados por qualquer pessoa e atraem um público diversificado, com uma variedade de experiências e qualificações profissionais. No entanto, equipes responsáveis por desenvolverem MOOCs (incluindo instrutores e projetistas de aprendizagem, entre outros) deparam-se com vários desafios ao projetar para a aprendizagem nesse contexto. Neste trabalho, duas lacunas principais são investigadas e abordadas: a falta de estratégias de projeto de aprendizagem bem definidas e validadas para apoiar os profissionais no desenvolvimento de MOOCs; e as limitações nos modelos de projeto pedagógico adotados, geralmente baseados em formatos tradicionais de sala de aula, tais como abordagens centradas no professor e a aprendizagem baseada em conteúdo. O objetivo deste trabalho é propor e validar uma estratégia de projeto de aprendizagem denominada Learning Design Framework for MOOCs (LDF4MOOCs), baseada em mecanismos de Engenharia de Software e procedimentos sistemáticos para garantir a padronização e a produtividade de todos os aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento de MOOCs. LDF4MOOCs consiste em: (i) um processo do ciclo de vida para MOOCs, que descreve etapas fundamentais para planejar, oferecer e avaliar um MOOC; (ii) uma Linguagem de Padrões de Projeto Educacional para MOOCs, baseada em problemas e soluções recorrentes para resolver as principais atividades descritas no ciclo de vida; e (iii) recursos de apoio relacionados. LDF4MOOCs também é pedagogicamente informado pelas ideias de Flipped Learning, incluindo estratégias de aprendizagem ativa, aprendizado autorregulado, projeto baseado em competências, aprendizado centrado no aluno, entre outros. O framework e seus elementos foram validados internamente por meio de um estudo experimental, três estudos de caso e duas revisões por especialistas. Adicionalmente, um estudo de campo envolvendo educadores que usaram o LDF4MOOCs como uma guia para desenvolver seus MOOCs foi utilizado como método de validação externa. Os resultados obtidos indicam que LDF4MOOCs apresenta um impacto positivo no projeto de aprendizagem para MOOCs, sugerindo que tal estratégia pode ser efetivamente aplicada para apoiar e melhorar o desenvolvimento de MOOCs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.