• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2021.tde-23062021-114011
Documento
Autor
Nombre completo
Armando Maciel Toda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Isotani, Seiji (Presidente)
Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
Otsuka, Joice Lee
Silveira, Ismar Frango
Título en inglés
Contributions for Gamification Design in Educational Contexts
Palabras clave en inglés
Education
Gamification
Modeling
Planning
Teacher training
Resumen en inglés
This text presents and analyzes the contributions of a collection of articles related to research carried out by the author and his collaborators. The articles are related to the fields of Gamification Applied to Education and use three key approaches called Gamification in Education, Gamification Planning in Educational Contexts and Data-Based Gamification Planning. In relation to Gamification Applied to Education, theoretical works are presented that contribute to the advancement of the area, as well as providing new artifacts to be explored in future works, such as a taxonomy of gamification elements and a gamification model associated with culture, both in educational contexts. In Gamification Planning in educational contexts, the author demonstrates the process of developing and applying a conceptual gamification framework, in addition to practices on how to gamify educational contexts. In relation to Gamification Planning based on data, the authors contributions are focused on the use of data mining to provide validated gamified strategies for the use of the teacher, in addition to conditions to gamify educational contexts. Finally, the discussions of the articles are contextualised within research questions found in the literature, in order to demonstrate the relevance of the results found in view of the state of the art. The text also summarises the authors activities as a researcher, including (a) a qualitative and quantitative analysis of published works; (b) the participation of the author in the national and international scientific community; and (c) reflections and future perspectives.
Título en portugués
Contribuições para o Design de Gamificação em Contextos Educacionais
Palabras clave en portugués
Educação
Formação de professores
Gamificação
Modelagem
Planejamento
Resumen en portugués
Este texto apresenta e analisa as contribuições de uma coletânea de artigos referentes as pesquisas realizadas pelo autor e seus colaboradores. Os artigos estão relacionados a área de Gamificação Aplicada à Educação e utilizam três abordagens chaves denominadas, Gamificação na Educação, Planejamento da Gamificação em contextos educacionais e Planejamento da gamificação baseado em dados. Em relação a Gamificação Aplicada à Educação, são apresentados trabalhos teóricos que contribuem para o avanço da área, assim como provem novos artefatos a serem explorados em trabalhos futuros, como uma taxonomia de elementos de gamificação e um modelo de gamificação associado a cultura, ambos em contextos educacionais. No Planejamento da Gamificação em contextos educacionais, o autor demonstra o processo de desenvolvimento e aplicação de um framework conceitual de gamificação, além de práticas de como gamificar contextos educacionais. Já em relação ao Planejamento da Gamificação baseado em dados, as contribuições do autor são focadas no uso de mineração de dados para prover estratégias gamificadas validadas para o uso do professor, além de condições para gamificar contextos educacionais. Por fim, as discussões dos artigos são contextualizadas dentro de perguntas de pesquisa encontradas na literatura, de forma a demonstrar a relevância dos resultados encontrados frente ao estado da arte. O texto também resume as atividades do autor como pesquisador, incluindo (a) uma análise qualitativa e quantitativa dos trabalhos publicados; (b) a participação do autor na comunidade científica nacional e internacional; e (c) reflexões e perspectivas futuras.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.