• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2010.tde-21062010-102043
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Araujo Borges
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Barbosa, Ellen Francine (Presidente)
Fortes, Renata Pontin de Mattos
Turine, Marcelo Augusto Santos
Título em português
Uma contribuição à modelagem e geração automática de conteúdos educacionais
Palavras-chave em português
Ferramentas de apoio
Geração de conteúdos
Modelagem de conteúdos
Módulos educacionais
Ontologias
Resumo em português
Ambientes e sistemas de apoio ao ensino e aprendizado estão sendo adotados como mecanismos facilitadores no processo de ensino e aprendizado. No entanto, uma limitação comum à maioria desses ambientes está relacionada ao fato de concentrarem-se apenas na criação da estrutura, armazenamento e controle de acesso ao material didático, sem oferecer qualquer tipo de suporte à atividade de modelagem do conteúdo. Nesse contexto, em trabalhos anteriores foi proposta a abordagem AIM-CID - uma abordagem integrada para modelagem de conteúdos educacionais. Dando continuidade às pesquisas já realizadas, este trabalho aborda o estudo de mecanismos de apoio à modelagem de conteúdos educacionais, propondo extensões às etapas de modelagem conceitual e instrucional da abordagem AIM-CID. A ideia é incorporar à abordagem aspectos relacionados ao reuso e compartilhamento de conteúdos educacionais. Além disso, também foi considerado no escopo deste trabalho o projeto e o desenvolvimento da AIM-Tool - uma ferramenta Web, de apoio à modelagem e geração automática de conteúdos educacionais, com ênfase na construção distribuída dos modelos estendidos da abordagem AIM-CID. A ferramenta fornece mecanismos para a geração automática dos conteúdos modelados em diferentes formatos, além de tratar aspectos relacionados ao compartilhamento do material gerado, por meio da adoção do padrão LOM
Título em inglês
A contribution to modeling and automatic generation of educational content
Palavras-chave em inglês
Content generation
Content modeling
Educational modules
Ontology
Supporting tool
Resumo em inglês
Learning environments and systems has been investigated in order to facilitate the learning processes in general. However, one common limitation of most of these environments is related to the fact that they focus only on the creation of the structure, storage and learning material access control, with no support to the content modeling activity in the educational process. In this regard, in a previous work we proposed the IMA-CID - an integrated approach for modeling educational content. Motivated by this scenario, in this work we investigate supporting mechanisms for educational content modeling, proposing extensions to the conceptual model and instructional model of the IMA-CID approach. The idea is to incorporate aspects of sharing and reuse for educational content creation. Moreover, we have also considered the development of IMA-Tool - aWeb tool that supports the modeling and automatic generation of educational content, emphasizing the distributed construction of the extended models of the IMA-CID approach. This tool provides mechanisms for the automatic generation in various formats, besides considering aspects related to content sharing through the adoption of the LOM pattern
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-06-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.