Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2010.tde-21062010-102043
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Araujo Borges
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2010
Director
Tribunal
Barbosa, Ellen Francine (Presidente)
Fortes, Renata Pontin de Mattos
Turine, Marcelo Augusto Santos
Título en portugués
Uma contribuição à modelagem e geração automática de conteúdos educacionais
Palabras clave en portugués
Ferramentas de apoio
Geração de conteúdos
Modelagem de conteúdos
Módulos educacionais
Ontologias
Resumen en portugués
Ambientes e sistemas de apoio ao ensino e aprendizado estão sendo adotados como mecanismos facilitadores no processo de ensino e aprendizado. No entanto, uma limitação comum à maioria desses ambientes está relacionada ao fato de concentrarem-se apenas na criação da estrutura, armazenamento e controle de acesso ao material didático, sem oferecer qualquer tipo de suporte à atividade de modelagem do conteúdo. Nesse contexto, em trabalhos anteriores foi proposta a abordagem AIM-CID - uma abordagem integrada para modelagem de conteúdos educacionais. Dando continuidade às pesquisas já realizadas, este trabalho aborda o estudo de mecanismos de apoio à modelagem de conteúdos educacionais, propondo extensões às etapas de modelagem conceitual e instrucional da abordagem AIM-CID. A ideia é incorporar à abordagem aspectos relacionados ao reuso e compartilhamento de conteúdos educacionais. Além disso, também foi considerado no escopo deste trabalho o projeto e o desenvolvimento da AIM-Tool - uma ferramenta Web, de apoio à modelagem e geração automática de conteúdos educacionais, com ênfase na construção distribuída dos modelos estendidos da abordagem AIM-CID. A ferramenta fornece mecanismos para a geração automática dos conteúdos modelados em diferentes formatos, além de tratar aspectos relacionados ao compartilhamento do material gerado, por meio da adoção do padrão LOM
Título en inglés
A contribution to modeling and automatic generation of educational content
Palabras clave en inglés
Content generation
Content modeling
Educational modules
Ontology
Supporting tool
Resumen en inglés
Learning environments and systems has been investigated in order to facilitate the learning processes in general. However, one common limitation of most of these environments is related to the fact that they focus only on the creation of the structure, storage and learning material access control, with no support to the content modeling activity in the educational process. In this regard, in a previous work we proposed the IMA-CID - an integrated approach for modeling educational content. Motivated by this scenario, in this work we investigate supporting mechanisms for educational content modeling, proposing extensions to the conceptual model and instructional model of the IMA-CID approach. The idea is to incorporate aspects of sharing and reuse for educational content creation. Moreover, we have also considered the development of IMA-Tool - aWeb tool that supports the modeling and automatic generation of educational content, emphasizing the distributed construction of the extended models of the IMA-CID approach. This tool provides mechanisms for the automatic generation in various formats, besides considering aspects related to content sharing through the adoption of the LOM pattern
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-06-21