• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2020.tde-20022020-110444
Documento
Autor
Nombre completo
Valéria Delisandra Feltrim
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Aluisio, Sandra Maria
Nicoletti, Maria do Carmo
Quental, Violeta de San Tiago Dantas Barbosa
Vieira, Renata
Título en portugués
Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes Web de auxílio à escrita acadêmica em português
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
Ferramentas computacionais destinadas a auxiliar a escrita na língua inglesa têm se tornado cada vez mais comuns, incluindo tanto sistemas dedicados ao pós-processamento do texto como sistemas mais completos, que atuam desde a geração e organização de idéias até a escrita. Entre esses sistemas M aqueles que apóiam especificamente a escrita de textos acadêmicos, um gênero mais tratável computacionlmente dada a sua rigorosa padronização. Em contraste, para o português não há sistemas semelhantes, mas apenas ferramentas de pós-processamento, como corretores ortográficos, revisores gramaticais, dicionários para consulta, entre outras, de aplicação geral. Nesta tese de doutorado, focalizamos o problema da escrita em português de teses e dissertações, visando uma modelagem computacional que segue uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica, para a criação e avaliação de ferramentas de apoio à criação de textos desse gênero. Para viabilizar o projeto, restringimos nossa análise às seções Resumo e Introdução, notadamente mais padronizadas, e à área de Ciência cia. Computado. A integração dos recursos e ferramentas desenvolvidos resultou no protótipo SeiPo (Scientific Portuguese), implementado como um ambiente Web, que contempla tanto a composição top-down do texto (partindo do planejamento estrutural para a escrita propriamente dita) quanto bottom-up (partindo de um rascunho já escrito). Para avaliar o ScíPo no seu contexto de uso, foram realizados experimentos com usuários reais, visando verificar a eficácia do modelo subjacente ao SeiPo. Os resultados desses experimentos demonstraram que tal modelo de fato tem potencial no auxílio à escrita acadêmica.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Aiding tools for writing in English have become more and more common, ranging from post-processing-only systems to more comprehensive ones, acting at various stages of the writing process, such as generation and organization of ideas and writing proper. Among these tools, there are those specffic to the academie genre, notably more machine-tractable due to its rigorous standardization. In contrast, there are no such systems for Portuguese, but only post-processing tools, like spell-checkers, grammar-checkers and electronic dictionaries. In this work we focus on the issue of writing theses in Portuguese, aiming at a model for the creation and evaluation of writing tools for this genre, foliowing an approach based on corpora and critiquing systems. For the sake of feasibility, we restrict our analysis to the Abstract and Introduction sections, acknowledgedly even more standardized, and to the Computer Science domam. The integration of the resourcís and tools developed resulted in the SciPo (Scientific Portuguese) prototype, a web-based application supporting composition either top-down (i.e. from structure planning to writing proper) or bottom-up (i.e. submitting a draft to be critiqued). In order to evaluate SeiPo in use, we carried out experiments with real users with an emphasis on verifying the effectiveness of our underlying model. The results of these experiments show that it in fact has potential for helping academic writing.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-02-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.