• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-18122023-175415
Documento
Autor
Nome completo
Anderson Canale Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Kamila Rios da Hora (Presidente)
Eler, Marcelo Medeiros
Freire, André Pimenta
Pimentel, Maria da Graça Campos
Título em português
AALT: um framework com soluções práticas para melhorar a acessibilidade em aplicativos Android
Palavras-chave em português
AALT
AATK
Acessibilidade
Desenvolvimento mobile
Testes automatizados
Resumo em português
À medida que aplicativos móveis assumem um papel cada vez mais significativo na vida das pessoas, assegurar que esses aplicativos sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência, é uma questão primordial para a inclusão digital. Apesar da existência de recomendações e diretrizes de acessibilidade bem estabelecidas, desenvolvedores ainda encontram desafios para considerar a acessibilidade durante o desenvolvimento de aplicativos para mobile, e muitos dos aplicativos mais populares ainda apresentam barreiras de acesso para pessoas com deficiência. Muitas dessas barreiras de acessibilidade poderiam ser identificadas por ferramentas automatizadas de teste, mas essas ferramentas não são amplamente utilizadas ou conhecidas. O objetivo desta pesquisa é identificar e reunir soluções práticas que possam auxiliar desenvolvedores a detectar e resolver problemas de acessibilidade em aplicativos Android nativos. Para isso, são realizadas uma revisão da literatura sobre os problemas de acessibilidade mais recorrentes, especialmente para pessoas com deficiência visual, e um mapeamento sistemático da literatura, que explora técnicas de desenvolvimento que considerem a inclusão de requisitos de acessibilidade em aplicativos móveis durante o processo de desenvolvimento. Também são revisadas as ferramentas de teste de acessibilidade disponíveis para Android. A principal contribuição desta pesquisa é o Android Accessibility Learning and Testing (AALT) - um framework composto por treinamentos, recursos e ferramentas para promover a acessibilidade em aplicativos Android nativos. Entre os artefatos produzidos se destacam: um conjunto de requisitos de acessibilidade, definidos a partir das recomendações da literatura, e reescritos como declarações testáveis; o Automated Accessibility Testing Kit (AATK) - um kit de testes de acessibilidade automatizados para aplicativos Android nativos; e uma coleção de treinamentos, em formato de codelabs, para capacitar desenvolvedores e disseminar informações sobre a acessibilidade digital em aplicativos móveis. Avaliações de usabilidade do AATK foram realizadas com estudantes de graduação de disciplinas de Teste de Software. Os resultados indicam uma maior aceitação entre os estudantes nos semestres mais avançados. A pesquisa ressalta a necessidade de atribuição de responsabilidades, formação e conscientização sobre acessibilidade digital, tanto em ambientes acadêmicos quanto industriais. O AALT e seus artefatos contribuem para esta agenda, auxiliando desenvolvedores de aplicativos Android a aprimorar a acessibilidade, impulsionando a inclusão digital.
Título em inglês
AALT: a framework with practical solutions to enhance accessibility in Android applications
Palavras-chave em inglês
AALT
AATK
Accessibility
Automated tests
Mobile development
Resumo em inglês
As mobile apps increasingly become essential in peoples lives, it is crucial for digital inclusion to make sure these apps are accessible to everyone, including those with disabilities. Despite the existence of well-established accessibility guidelines and recommendations, developers continue to face challenges in considering accessibility during mobile app development, and many popular apps still present accessibility barriers. Many of these accessibility barriers could be identified by automated testing tools, but these tools are not widely used or known. This research aimed to identify and compile practical solutions to assist developers in identifying and addressing accessibility issues in native Android apps. To achieve this, three key research activities were conducted: a literature review on the most recurrent accessibility issues, especially for visually impaired individuals; a systematic mapping study to explore development techniques that incorporate accessibility requirements into mobile apps during the development process; and a review of the existing Android accessibility testing tools. The main contribution of this research was the Android Accessibility Learning and Testing (AALT) - a framework composed of training, resources, and tools to promote accessibility in native Android apps. The produced artifacts include: a set of accessibility requirements, derived from literature recommendations, and rewritten as testable statements; the Automated Accessibility Testing Kit (AATK) - a testing kit for native Android apps; and a collection of training sessions in codelab format, designed to empower developers and spread information about digital accessibility in mobile apps. The initial usability evaluations of AATK were carried out with undergraduate students enrolled in Software Testing courses. The results indicate greater acceptance among students in the final semesters. The research highlights the need for responsibility assignment, training, and awareness about digital accessibility in both academic and industrial environments. The AALT and its artifacts contribute to this agenda, aiding Android app developers in enhancing accessibility, thereby driving digital inclusion.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.