• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2020.tde-12112020-165604
Documento
Autor
Nome completo
Valdemar Abrão Pedro Anastácio Devesse
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Cláudio Fabiano Motta (Presidente)
Andretta, Marina
Buriol, Luciana Salete
Moreira, Mayron César de Oliveira
Título em inglês
Mixed integer programming models for fairness based physician scheduling problem in emergency room
Palavras-chave em inglês
Combinatorial optimization
Fair schedules
Mixed integer programming
Operations research
Physician scheduling problem
Resumo em inglês
In this thesis, our purpose is to tackle the Physician Scheduling Problem in Emergency Rooms considering fairness, aiming to provide fairer work schedules between the physicians. This problem can be described as a task assignment on a planning horizon considering a set of work regulations, individual preferences, and organizational rules that are often conflicting. The generated assignment displays which physicians are suitable to comply with the demand. The main aim is to find a schedule that maximizes individual preferences requirements while observing work regulations and organizational rules. The literature on physician scheduling is scarce, including applying the fairness concept, which is of great value for the ergonomics of medical work. In this work, we study and propose methods based on Integer Programming. The model statement results from a collection of literature models in which we assumed the most important features. After experiments and comparisons to literature approaches, our proposal shows fairer scheduling, and theoretically, we observed that some tend to explore the mathematical structure of the problem.
Título em português
Modelo de programação inteira mista para o problema de escalonamento de médicos em salas de emergência baseado em equidade
Palavras-chave em português
Escalas justas
Otimização combinatória
Pesquisa operacional
Problema de escalonamento de médicos
Programação inteira mista
Resumo em português
A proposta desta tese é tratar o Problema de Escalonamento do Médico em salas de emergência aplicando o conceito de equidade, a fim de que as escalas de trabalho entre os médicos sejam mais justas. Este problema pode ser descrito como atribuição de tarefas em um horizonte de planejamento considerando um conjunto de regras do trabalho, preferências individuais e regras organizacionais, que muitas vezes são conflitantes entre si. A atribuição gerada exige que médico seja adequado para atender a demanda. O objetivo é encontrar um escalonamento que maximize a satisfação das restrições de preferências individuais, observando os regulamentos de trabalho e as regras organizacionais. A literatura em escalonamento de médicos é escassa e a aplicação deste conceito é de grande valia para a ergonomia do trabalho médico. Neste trabalho, estudamos modelos de Programação Inteira para tratar este problema. A definição dos modelos resulta de uma reformulação de modelos da literatura em que foram assumidas as características mais importantes. Após os experimentos e comparações com abordagens de literatura, nossa proposta apresenta uma programação mais justa e observamos que existem algumas tendências a explorar na estrutura matemática da definição do problema.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.