• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-10012024-145242
Documento
Autor
Nombre completo
Nathalia Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Bruschi, Sarita Mazzini (Presidente)
Cordeiro, Daniel de Angelis
Souza, Paulo Sergio Lopes de
Spolon, Roberta
Título en portugués
Ampliação das linguagens suportadas pelo Ambiente de Simulação Distribuída Automático (ASDA)
Palabras clave en portugués
Ambiente automático de simulação
Aprendizagem
Avaliação de desempenho
Simulação
Resumen en portugués
A simulação é uma técnica da avaliação de desempenho de sistemas computacionais, que por meio de um modelo do sistema real realiza experimentos para se obter informações sobre o sistema. Tratando-se de um processo complexo, a simulação demanda por profundos conhecimentos em diversas áreas. No contexto acadêmico, para diminuir a complexidade são utilizados ambientes automáticos, um exemplo é o Ambiente de Simulação Distribuída Automático (ASDA) que automatiza todo o processo de geração do programa de simulação para o usuário. O ASDA é utilizado como auxílio para o ensino de simulação, porém tem sua utilidade limitada, pois encontra-se defasado. Este projeto tem como objetivo proporcionar uma melhora na qualidade da aprendizagem de avaliação de desempenho, com o auxílio da ferramenta ASDA. Para realizar este objetivo, foi realizada a implementação de uma extensão para a ferramenta ASDA, que permite a geração de código de simulação em linguagens de programação de alto nível. Para validação da proposta foi realizado dois experimentos com aplicação de questionários qualitativos que foi conduzido durante algumas aulas, utilizando a ferramenta implementada. Os resultados foram positivos, os alunos tiveram uma boa adesão ao uso da ferramenta e a consideraram de grande apoio durante as aulas.
Título en inglés
Expansion of the languages supported by the Ambiente de Simulação Distribuída Automático (ASDA)
Palabras clave en inglés
Automatic simulation environment
Learning
Performance evaluation
Simulation
Resumen en inglés
Simulation is a technique for evaluating the performance of computer systems, which uses a model of the real system to carry out experiments to obtain information about the system. As it is a complex process, simulation demands deep knowledge in several areas. In the academic context, automatic environments are used to reduce complexity, an example being the Automatic Distributed Simulation Environment (ASDA), which automates the entire process of generating the simulation program for the user. ASDA is used as an aid for teaching simulation, but its usefulness is limited because it is outdated. This project aims to provide an improvement in the quality of performance assessment learning, with the help of the ASDA tool. To accomplish this objective, an extension to the ASDA tool was implemented, which allows the generation of simulation code in high-level programming languages. For validation of the proposal, two experiments were carried out with the application of qualitative questionnaires that were conducted during some classes, using the implemented tool. The results were positive, the students had a good adhesion to the use of the tool and considered it to be of great support during the classes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
NathaliaLopes_ME.pdf (2.65 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-01-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.